Tuesday, September 30, 2008

Salada de Repolho Roxo

Sabe que eu tô adorando essa minha bio kiste? Porque há produtos que eu nunca me lembraria de comprar no supermercado, e que agora estou explorando em receitas a muito esquecidas :o)

Salada de Repolho Roxo com Maça e Passas (receita da mami, hehehe):
- Cortar em tiras o repolho roxo.
- Temperar com limao e sal.
- Cortar uma maça em cubinhos e misturar.
- Acrescentar passas.
- Colocar um pouco de maionese ou iogurte natural.

E voilá: salada de repolho roxo com maça e passas :o)

Monday, September 29, 2008

Einruhr

Ontem foi dia de passeio na regiao do (ou da?) Eifel. O Eifel é uma regiao na Alemanha que fica entre Aachen (Norte), Trier (Sul) e Koblenz (Leste). As paisagens sao muito bonitas, e tem muito, muito verde!!!

Como é pertinho de Aachen, é um ótimo passeio a ser feito quando o dia tá lindo e convidativo para sair da toca :o)

A cidadezinha que fomos visitar dessa vez na regiao (e passear ao redor do lago) foi Einruhr.


No caminho para lá, pausa para um café com uma vista magnífica (mas nao registrada em fotos: a neblina ainda estava indo embora).

E, abaixo, Einruhr. Quem quiser, tem barquinho para dar volta pelo lago. Como nós estávamos esportivos (e precisando gastar algumas calorias) foi perna pra que te quero mesmo :o)

E, no caminho em volta do lago, bancos e mesinhas, perfeitos para um bom piquenique :o) Infelizmente nao levamos, mas fica para uma próxima :oD

Einruhr ao fundo




Saturday, September 27, 2008

Série Aachen - parte V

O dia nao podia estar mais lindo hoje! Céu azul, temperatura amena (principalmente no sol) e sim, sol, muito sol :o)

Fomos passear no centro hoje de manha, e levei o meu presente de aniversário (mega adiantado) junto (amanha eu mostro ela para vocês :o) ). E aproveitei para registrar a natureza se vestindo de outono :o)))

No centro da cidade, um sebo

Na rua Holzgraben, além do sebo, percebi pela primeira vez (namorido que me chamou a atencao) a estátua do Klenkes. O Klenkes é o cumprimento típico de uma pessoa que venha de Aachen. É só por o dedo minguinho pra cima (chique, nao, hehehe), e pronto: tá feito o Klenkes :o)
Aachen era conhecida pela sua indústria de tecidos e, conseqüentemente, de agulhas. Os trabalhadores, geralmente mulheres e criancas, usavam o dedo minguinho para checar e escolher as agulhas, e foi assim que nasceu o Klenkes.
E, nao, nao use o Klenkes na Escócia: meu colega escocês diz que tem um significado totalmente diferente...

Klenkes pra você :o)


Continuando em direcao ao centro, passamos pela confeitaria van den Daelen, super tradicional da cidade. E, do ladinho da confeitaria, há a estátua de uma menina segurando um printen. O printen é uma espécie de Lebkuchen com várias especiarias, também encontrado com uma camada de chocolate. Mas, sobre isso, eu escrevo mais outro dia, que os printens de Aachen sao um capítulo à parte, hehehe.
Agora, a carinha da menina nao é o máximo? :o)



E, chegando ao Marktplatz, uma foto da bundinha do Carlos Magno (com todo o respeito) e a fonte, ambos renovados e reluzentes :o) , com os prédios antigos ao fundo (o prédio com a torrezinha é um dos mais antigos de Aachen).


Bom sábado pra vocês!!! :o) (mesmo estando quase no finalzinho...)

Friday, September 26, 2008

Book Session: This Year it will be Different

*suspiro*
O dia amanheceu lindo por aqui, céu azul, maior sol!!! E, eu, trancada no escritório, entre quatro paredes, só olho para fora e suspiro... Aliás, o meu escritório do momento (já troquei tantas vezes de sala nessa empresa que perdi a conta!) é muito ingrato: uma parede inteira é só de janelas, mas elas dao para o pátio interno. Entao, ao invés de ver céu, eu vejo outras janelas! Nada de verde, nada de azul: só cinza, cinza e cinza, o dia inteiro!
*suspiro*


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

This Year It will be Different and other stories
Maeve Binchy

Comprei quando estava esperando o aviao em Edinburgh, e o atraso do aviao acabou passando rapidinho! Sao vários contos sobre o Natal. Mas no estilo 'a vida como ela é'. Sobre pessoas normais, com vidas normais, passando por situacoes ou problemas normais, e decidindo que, esse ano, o Natal será diferente! Porque o Natal também acontece para criancas com pais separando, ou para alguém que acabou de perder o emprego, ou para alguém que descobriu que o marido está tendo um caso, ou para alguém que decidiu que nao vai preprar toda a ceia sozinha para a família como ano após ano, e por aí vai… Porque o Natal é aquele período mágico, em que o mundo se veste de bonzinho. Mas por trás dos bastidores...

Thursday, September 25, 2008

Abóbora?

Eu nao tenho certeza se é abóbora! É abóbora ou é moranga? Bom, de qualquer jeito, essa coisa laranja veio na minha bio kiste semana passada, passou uma temporada no balcao da minha cozinha, só esperando para ser aproveitada. E, sim eu sou cozinheira-de-abóbora-ou-moranga-marinheira-de-primeira-viagem, e nao tinha muita certeza do que fazer com a bichinha!

Entao o primeiro passo foi pensar numa receita. Minha irma deu a idéia de fazer um mexidinho com guisado e a danada cortada em pedacinhos. O que eu achei uma ótima idéia! Com o pequeno porém que eu nao tinha guisado em casa, e nem estava a fim de ir no supermercado ou acougue ou coisa que o valha. Entao, lembrei da entrada que tive no La Blasta, com a maravilhosa sopa de abóbora!!! E decidi experimentar...

Pesquisei na internet, e achei uma receita de sopa de abóbora (copiada literalmente do wikipedia):


"Sopa de Abóbora
  • 1 kg de abóbora, descascada e picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 cebola, picada;
  • 1 folha de louro;
  • Sal;
  • 1/2 colher (chá) de açúcar mascavo;
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada.
Preparo:
  1. Refogue a cebola na manteiga até que ela fique transparente.
  2. Acrescente aí a abóbora e cubra com água. Coloque o louro, o sal e o açúcar.
  3. Tampe e deixe cozinhar em fogo brando até que a abóbora amoleça bem.
  4. Desligue e deixe esfriar.
  5. Retire a folha de louro e bata no liquidificador.
  6. Prove o sal e aqueça-a acrescentando mais água, se necessário.
  7. Coloque salsinha picada e sirva acompanhada de pão de queijo."

Claro que a abóbora que eu tinha em casa nao deu um quilo. Mas fui adaptando as medidas e modificando a receita conforme me dava na veneta :o) O primeiro sufoco foi descascar a poderosa. Que casca dura!!! Confesso que, no meio do processo, fiquei na dúvida se a bichana servia mesmo para ser comida, ou se era só objeto de decoracao! Mas, decidi cozinhar e ver no que ia dar.


Descasquei, tirei o miolo, e cortei em cubos pequenos. Seguindo a receita, dei uma refogada numa cebola picadinha, e assim que cebola estava dourada, joguei a abóbora dentro, cobrindo tudo com água, e acrescentando a folha de louro, o acucar mascavo e sal. Deixei cozinhar em fogo baixo com tampa. E nao é que ela amoleceu super rápido?
Escorri a água, joguei o restante numa tigela, e misturei com um pouco de creme de leite light (18% de gordura). Coloquei um pouco mais de sal, e pimenta. O bom é colocar uma pimenta bem forte, mas essa tá em falta na minha despensa, e já foi para a lista de compras.
E, pronto! Sopa (ou creme) de abóbora, já no prato, esperando para ser degustado. Oh delícia, amei :o)))


P.S. E, sim, eu sou como a Mafalda, quero distância de toda e qualquer sopa. Mas dessa eu gostei :o)))

Tuesday, September 23, 2008

Scotland - dia 9 e 10. The End :o)

E hoje segue o capítulo final dessa nossa novela escocesa :o)))

De Newtonmore voltamos para Edinburgh, onde devolvemos o carro alugado sem maiores problemas. Claro que a fatura que recebemos uma semana depois estava cobrando coisas a mais, mas nada que um telefonema de namorido nao tenha resolvido (ele ficou ligando o dia inteiro, pois a linha estava sempre ocupada ou nao atendia, mas isso também é só um pequeno detalhe, hehehe).

A rua que passa na frente do castelo estava fechada. Havia escaladores (os pontinhos amarelos da foto, hehehe) checando e tirando pedras soltas do rochedo. Entao decidimos seguir nosso passeio pela Grassmarket.


No caminho, achamos um restaurante (The Lot) interessante (numa igreja desativada). A comida nao foi o bicho, mas o lugar era muito legal :o)


E, que estranho essa quantidade de igrejas desativadas, nao? E, mais estranho ainda elas serem convertidas em cafés, pubs, restaurantes ou lojinhas... Alguém sabe o por que?

Continuando pela Grassmarket, há o pub Last Drop Tavern. Ele tem esse nome por ficar exatamente na frente de um antigo lugar de enforcamentos... Estava como dica no nosso guia. Como nós nao comecamos a beber tao cedo :o) , nem entramos. Mas, fica a dica :o)

Ainda na Grassmarket, é possível ver um cenário retratado em vários cartoes postais da cidade (com o castelo ao fundo). Sem o canteiro de obras na frente, óbvio :o)))


E, o resto do dia, ficamos de bobeira, descansando no hotel ou passeando pelas ruazinhas. Depois de toda a movimentacao dos últimos dias, nós dois estávamos bastante cansados, pra dizer a verdade :o)

No dia seguinte, vôo de volta a Köln. E cadê o aviao que nao chegava? Duas horas e meia de atraso (pela Germanwings), aaaaaaaaaargs! E, nao, nao havia ninguém para pedir informacoes ou saber o que estava acontecendo. Me irrita esse descaso das companhias aéreas com seus passageiros! Voltamos de Bluewings (nao, eu nao conhecia esse companhia antes!), já que o aviao da Germanwings estava com problemas, e nao havia decolado pela manha. O bom de tudo isso é que namorido e eu, devido a posicao das nossas cadeiras, ficamos na classe executiva :o) Sem lanchinhos, nem nada, óbvio, mas o espaco para as pernas é tao, tao, taaaaaaaao melhor!!! E, durante o voo, uma partida de Quarto: um ótimo jogo, com 16 pecinhas e um tabuleiro pequeno, perfeito para se levar em viagens, e que exige raciocínio, muito raciocínio (pelo menos pra ganhar de namorido, hahaha).

The End.

P.S. Quem quiser ver mais e mais fotos sobre a Escócia, é só dar uma passada na página do fotki de namorido: http://public.fotki.com/hroogar/scotland-open/ E boa viagem :o)

Monday, September 22, 2008

Ontem à noite...

... fomos ao centro de Aachen, participar do Open Air in der City. O nosso favorito foi a banda Szenario. Além de terem um violino turbinado, eles faziam algumas coisas malucas mas com um som muito bom :o)
Szenario no Hof (lembram do Hof?)


Uma delas foi o baterista tocando na guitarra do guitarrista (pleonasmo, eu?). Ele tocava tanto na guitarra quanto nas cordas da dita cuja, e o som ficou muito, muito legal!!! O detalhe é que arrebentou uma corda da guitarra no meio disso tudo, mas como eu disse, isso foi só um detalhe, hehehe :o)

Encontramos um casal de amigos (e o baby deles) e passeamos pelo centro, curtindo as outras bandas, e batendo papo. Apesar da temperatura estar mais para inverno do que final de verao, a noite estava muito gostosa, e a nossa saída, uma curticao! :o)

Tinha roda gigante!!! :o) E, sim, em certas coisas eu ainda sou crianca :o)))

Sunday, September 21, 2008

Scotland - dia 8

No dia seguinte, depois de um fabuloso café-da-manha escocês (light, muito light, hahaha) pegamos a A9 e passamos direto por Inverness em direcao ao Parque Nacional de Cairngorms. Da estrada, as montanhas sao lindas, mas acho que caminhadas pelo parque devem ser mais interessantes ainda! Mas, como nosso dia já estava cheio, nada de caminhadas: fica para uma próxima :o)
A primeira parada foi o Castelo de Blair. E superou positivamente as nossas expectativas! É possível visitar 30 quartos no interior do castelo (o que é um monte!!!) e todos têm as mobílias originais. Um dos pontos famosos é uma escadaria repleta de quadros enormes, pinturas de pessoas da família... Sabe a escadaria de Hogwards? :o) Pois é, só faltava as pessoas olharem para a gente, e comecarem a se mexer dentro das suas molduras, hehehe.
Assim que chegamos, pudemos também assistir a uma apresentacao de gaita de fole: que potência, o som é impressionante!


Gaita de fole

Castelo de Blair

Parque dos cervos, Bambis e afins

O castelo é enorme, e com muitos jardins e atracoes. Dá para passar tranquilamente um dia inteiro por lá!

Do castelo, fomos em direcao a Kenmore (A827) visitar o Loch Tay. Uma das atracoes sao umas casinhas construídas no lago, estilo palafita, usadas a muitos e muitos anos atrás.


Do lago, fomos até um café almocar. E, muito interessante: o café era dentro de uma igreja antiga desativada. Dentro do prédio, havia o café com direito a uma lojinha e um canto enorme só com coisas de Natal. Meio estranho, na verdade. Eu tenho certeza que naquele lugar, à noite, há muitos e muitos fantasmas!!! Mas a comida era boa :o)

Sanduíches de queijo com cebola

Torta de maça


Voltando o caminho, indo em direcao a Aberfeldy, paramos para visitar o castelo Taymouth. Na frente, há um grande campo de golfe. E, aos fundos, o maravilhoso castelo!!! Nós dois estávamos loucos para entrar (ou, pelo menos, olhar pelas janelas) mas infelizmente o castelo está todo cercado por grades (daquelas usadas em canteiros de obras). Há andaimes por todos os lados, mas o castelo parece estar totalmente abandonado... Antes da Segunda Guerra Mundial, os donos foram a falência, e venderam o castelo para uma empresa que o transformou num hotel. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi requisitado pelo governo, e transformado num hospital. Depois da guerra, ele foi usado, por um curto período, como escola para os filhos de americanos.
E, agora, tá com um aspecto totalmente abandonado... Infelizmente... Porque o lugar é magnífico, o castelo é magnífico, e minha curiosidade em vê-lo por dentro é grande, muito grande! :o)

Uma pequeníssima parte do Castelo Taymouth

Da nossa visita ao castelo, fomos a Aberfeldy, visitar a livraria Watermill. Construída num velho moinho, ela é a atracao principal da cidade.

Pausa para um café na livraria Watermill

Chazinho para namorido

Uma coisa que eu achei interessante é que sempre que namorido pedia um chá, vinha um bule grande de chá cheio mais um bule pequeno com água para repôr. Sendo que os bules nunca eram pequenos! Haja chá :o) Aliás, haja banheiro, hehehe :o)))

Voltando pelo Parque Nacional de Cairngorms, fomos em direcao ao nosso B&B.

Parque Nacional de Cairngorms


O B&B Coig na Shee fica em Newtonmore, numa casa construída em 1903. O quarto era simplesmente maravilhoso, com uma vista linda para as montanhas!


Cantinho do aconchego no quarto: adoro essas janelas!!!


Bandeja com delícias, inclusive biscoitos de aveia feitos em casa
(claro que os da minha mae sao bem melhores, mas isso eles nao precisam saber, hehehe)


E, para acender a luz do banheiro nao havia um interruptor...


...mas uma cordinha com um peixe pendurado. Nao é uma ótima idéia? :o)))



Subindo as escadas até o quarto, um cantinho para leitura. Nao parece tirado de uma revista de decoracoes?



Para jantar, escolhemos o restaurante Blasta. Nao tirei fotos, mas os pratos estavam ótimos!!! Para namorido, grilled beef tomato & Crotin de Chavignol goats cheese with pesto e como prato principal, pan-fried rib eye steak, with pink peppercorn butter. Para mim, sopa do dia (uma inesquecível sopa de abóbora, que ainda quero tentar fazer em casa, porque estava divina!), e como prato principal, boned chicken thigh,wrapped in bacon, with pea puree & a rosemary beurre blanc. Tudo acompanhado com batatas e legumes. De sobremesa, namorido foi de cardamon rice pudding with Bonne Maman strawberry preserve, e eu de caramelised banana with chocolate ice cream & a white chocolate and rum sauce. E, sim, mesmo depois de todas essas orgias gastronômicas, as minhas roupas ainda serviam depois das férias, hahaha.

Saturday, September 20, 2008

Scotland - dia 7

No dia seguinte, amanhecer em Portree. Essas casinhas coloridas sao o cartao postal da cidadezinha.


Fazendo o check-out, eu descobri (sim, sou curiosa, nao nego, hehehe) com a recepcionista porque toda a cidade estava lotada na noite anterior. Uma vez por ano, há um baile (que dura dois dias) que é realizado na ilha, em Portree. Nao é possível comprar convites: você só vai ao baile se for convidado. E, antes do baile, os grupos reservam restaurantes inteiros para cear. Depois de me contar tudo isso, ela olhou para mim (ela devia ter uns cinquenta e poucos anos) e disse, com olhar de coitadinha: 'E eu nunca fui convidada!' Ai, me deu uma pena! E uma raiva de todas essas tradicoes elitistas, que se baseiam em grana, poder e sobrenome! Ahhhhhh!!! E, o mais curioso: quando namorido e eu descemos para tomar café, havia várias convidados do baile espalhados pelo lobby do hotel, dormindo em poltronas ou em sofás (alguns roncando alto, oh decadência!). E, no meio do nosso café da manha, pára um ônibus fretado do lado de fora, e todos entram no dito cujo (ônibus? Nao sao para ser a elite?). E, depois de ter feito o check-out, e sairmos em direcao ao carro (eu contando para namorido sobre o que a recepcionista havia me dito), olhamos para a sarjeta, e vimos um casal sentado no chao: ela de vestido de gala, ele de kilt, ambos mais prá lá do que pra cá... Pena que nao deu para tirar uma foto!!!


Seguindo viagem, fomos pela A87 em direcao a Plockton. O dia estava lindo!


Dessa vez, nao pegamos o ferry, mas passamos pela ponte de Kyle, que liga a ilha de Skye à Escócia. Fomos em direcao a Plockton, que meu colega (e o guia) disseram ser uma cidadezinha cinematográfica. Nao sei se foi por causa do tempo, mas achamos a cidade bonitinha, mas longe de ser cinematográfica. Provavelmente foi o sol faltando. Ou a neve :o)

Plockton


E, de Plockton, continuamos pela A87 em direcao ao castelo Eilean Donan. Esse castelo é um dos cartoes postais da Escócia, e serviu como cenário de filme para Highlander :o) Nós visitamos o castelo por dentro também, e a visita foi super interessante!


Depois de telefonar para a minha irma (FELIZ ANIVERSAAAAAARIO!), paramos na beira da estrada, num café super simpático, para fazer um lanche-almoco. E namorido aproveitou para tirar uma foto deles, os famosos highlanders :o) Têm coisa mais fofa que um touro de franjinha? :o)))


Continuando a A82, fomos parar no castelo Urquhart, do qual só restam ruínas. Esse castelo é um pouco ridículo: há um muro de protecao por toda a volta. O muro é relativemente alto, mas é possível subir em cima para tirar fotos. O problema é que há placas em todo o muro dizendo que é proibido subir em cima dele. Pra tirar fotos, só entrando e pagando. Como nós nao queríamos visitar as ruínas, resolvemos voltar para o carro mesmo. E nisso vimos uma senhora em cima do muro, tentando pegar o melhor ângulo para a foto. Nós chegamos perto, e ela disse apressadamente 'Eu nao sei ler, eu nao sei ler!' (em inglês), toda nervosa :o))) Nós demos uma risada, ela relaxou, e namorido subiu também ao lado dela, para tirar a bendita foto. Acho legal contribuir, pagando a entrada, para a manutencao do lugar. Mas, nao poder ver o lugar de longe, só pagando, lá isso é um pouco ridículo!


A propósito, esse castelo já fica as margens do famoso... Loch Ness!!!! :o) Que, eu confesso, é totalmente sem graca! Se nao fosse o monstro... :o) O lago é o segundo maior da Escócia, mas o primeiro em termos de volume (devido a sua profundidade, que chega a 213 metros!!!!). É frio e escuro... Perfeito para o habitat de um monstrinho :o)))

Loch Ness

E, tchan-tchan-tchan-tchan: foto da Nessie, A Monstrinha!
E, sim, ela é rosa pink, e com muito orgulho!

Heeeeeelp!

Depois de ser atacada pela Nessie, e sobreviver (ufa!), continuamos o passeio em direcao à Black Isle (que, na verdade, é mais uma península que uma ilha), onde ficava o nosso B&B. Como chegamos muito cedo (o nosso horário de chegada estava previsto para às 17h), resolvemos ir até Rosemarkie, para caminharmos pelo Fairy Glen, que é uma reserva natural com uma espécie de canyon e duas cascatas inclusas :o) No meio do caminho, desabou o maior aguaceiro, mas hei, quem está na chuva é para se molhar, nao? :o) E fiquei feliz de estar usando meus super-sapatos, pois o chao estava bem liso principalmente em partes que eu nao ficaria nem um pouco feliz em cair :o)))

A diferenca...

que um tripé faz :o)))


E, voltando no caminho indo em direcao ao B&B, paramos rapidinho em Fortrose, para dar uma olhada nas ruínas da catedral construída no século 13!!!


Nosso B&B (Craigiewood) foi um achado: a casa fica no meio de uma reserva florestal, longe de tudo e de todos. Um silêncio abencoado, só quebrado pelo canto dos passarinhos :o) Uma paaaaz só! Os donos nao estavam (eles estavam na Ilha de Skye, hahaha), mas havia uma senhora encarregada de nos receber. E ela era uma gentileza só!!! Nos levou até uma sala, e trouxe chá e biscoitos feitos em casa. Perguntou se queríamos que ela acendesse a lareira (nao, porque tao frio também nao estava!) e nos deixou super a vontade!
Foi uma pena que nao pudemos conhecer os donos do B&B: ele é paisagista (e faz tours de jardins, inclusive alguns que nao sao abertos para visitacao, como em alguns castelos) e ela é assistente de um programa de cozinha na televisao (ou algo assim :o) ). A cozinha dela (onde tivemos nosso café da manha) é maravilhosa!!! Uma mesa de madeira enorme, e a cozinha propriamente dita, com uma bancada de trabalho no meio (inclusive com o fogao). E, num canto, o fogao a lenha! Super aconchegante!



E, e eu me apaixonei pelo quarto também. Maças (das árvores do jardim) numa tigelinha. Uma galinha de cerâmica escondida atrás do vaso sanitário :o) Pilhas de livros super interessantes numa estante (queria poder ter ficado por lá e lido todos!). No armário, uma almofadinha pendurada dizendo 'Life is short, eat dessert first'. E, ao lado, uma cômoda com flores ervilha-de-cheiro colhidos para nós :o) Em suma, nao tinha como nao amar!



Para a janta, eu já havia trocado emails com a dona do B&B, e ela havia sugerido fazer uma reserva para nós no pub de North Kessock. E a janta estava uma delícia, valeu totalmente (além do preco ser muito, muito bom).


Quando saímos do restaurante, esse visual aos nossos pés. Mar, doce mar...