Monday, December 21, 2009

Quarkspeiser

Essa sobremesa me acompanha desde a infância, e foi uma das primeiras que eu aprendi a fazer com a minha mae. É fácil, rápida e leve. E nao tem como errar, o que é muito importante no meu caso :-)

Ingredientes:
Ricota (ou quark) - eu sempre escolho o magerstufe (ou com baixo percentual de gordura)
Clara em neve - para 200 gr de ricota eu usei duas claras em neve.
Acucar
Acucar de baunilha
Limao

A base da receita é misturar a ricota com as claras batidas em neve e acucar a gosto. Pronto! A consistência fica 'de nuvem' :-) Aliás, por falar em claras em neve, ainda me lembro da minha primeira experiência quando crianca. No passo da mistura da ricota com as claras em neve, minha mae disse 'mistura com maos de fada, senao a clara em neve desanda'. Nao tive dúvidas: coloquei as claras em neve na tigela com a ricota, e enfiei minhas maos com tudo para misturar delicamente. Minha mae caiu na risada, e eu aprendi que misturar com maos de fada nao necessariamente exclui usar colheres no processo :-)

Há diferentes declinacoes para o quarkspeiser, dependendo da vontade e dos ingredientes disponíveis:
- Para o verao, fica uma delícia misturar suco de limao na ricota (antes de misturar com as claras em neve). Depois de misturado, é só acrescentar raspas da casca do limao, e voilá! Serve-se com pêssegos em calda gelado. Mega refrescante!
- Outra versao é misturar acucar de baunilha na ricota (e uma gema crua, se eu nao me engano, mas esse ingrediente eu sempre pulo). Com moranguinhos em conserva fica divino, e é uma ótima opcao para substituir o chantilly mega engordante :-)
- Uma versao que eu fazia quando estudante era, alem do acucar de baunilha, misturar um pouco de chocolate em pó na mistura, fazendo uma espécie de mousse de chocolate. Eu tive minhas fases em que adorava comer essa mistura, mas hoje eu acho que passo.
- E a versao que eu fiz esse final de semana foi uma combinacao das duas primeiras versoes e é a que eu faco quando estou com preguica de ralar limao :-) Misturei suco de limao na ricota, acrescentei acucar de baunilha também, e depois misturei as claras em neve. Acrescentei pedacinhos de abacaxi, e voilá: sobremesa pronta, rapidíssima de fazer, gostosa e com poucas calorias :-)

Sunday, December 20, 2009

Ele sobreviveu!

Há 8 anos atrás, quando morava e trabalhava em Bruxelas, passeando pelas ruas da cidade, achei uma lojinha encantadora. Era cheia de traquitanas, mas todas coloridonas ou com um design super diferente. Olhando por tudo, achei um cachorrinho (ou cachorrao) de pelúcia, com as patinhas para a frente, me olhando, pronto para um abraco :-) Ele era tao fofo, mas tao fofo, que nao teve como resistir! Ele era peca unica na loja, e nao seria reposto (só havia espaco para um old english sheepdog em Bruxelas igual a ele) e entao resolvi adotá-lo (ou melhor, comprá-lo) :-) Com um sorriso lá fui eu para casa, levando na sacola meu mais novo amigo na cidade: Barney :-) Eu nao sou muito fa de bichos de pelúcia, e já dei vários para adocao. Mas alguns tem um quê a mais, algo quase que como uma personalidade :-) E Barney é assim :-) De Bruxelas ele foi comigo para Düsseldorf, onde viveu por 5 anos. Quando minha irma e minha mae me visitaram, tiveram quase um chilique: um cachorro de pelúcia, 4 anos de idade, e nunca, mas nunca tomou banho? Inconcebível! Mas eu confesso: tenho um lado crianca que nao morre nunca, e que me transforma no Linus com o seu cobertorzinho inseparável. O que aconteceria com o pobre do Barney dentro de uma máquina de lavar roupa? E a outra pergunta, menos importante mas também presente, era: o que aconteceria COM a máquina de lavar roupa? Será que uma bolota de pêlos gigante se formaria e entupiria toda a tubulacao? Entao o banho de Barney foi se postergando, postergando, postergando (para desespero da ala feminina da minha família). Tadinho, ele estava bem sujinho, mas continuava taaaao fofinho!

Me mudando para Aachen, Barney se mudou comigo. E depois de 8 anos, a hora do banho ainda continuava postergada. Até essa semana. Essa semana, nao sei porque cargas d'agua (literalmente), decidi levá-lo até uma lavanderia. Com o coracao na mao. Vai que meu cachorro volta totalmente carequinha? Chegando ao balcao da lavanderia, entreguei uma calca de namorido que precisava ser lavada e uma sacola com Barney. A mulher do balcao ficou me olhando pra ver se realmente ia deixar aquele bichao lá com eles, e eu perguntei: 'voces lavam bichos de pelúcia?' Ela, depois de avaliar a quantidade de pêlo do pobre Barney, disse: 'nao, nao sei, nao todos'. Como ela ainda estava hesitante entre sim e nao, eu peguei a patinha dele e disse 'por favor, me lave, me lave'. E entre me achar uma louca completa ou cair na gargalhada, ela escolheu a segunda opcao :-) E a resposta foi 'claro que sim, pode deixar que a gente cuida dele' :-) E lá se foi Barney para o momento histórico do seu primeiro banho. Que, por sinal, foi mega demorado e demorou 5 dias!!! Mas, sexta-feira lá fui eu, buscá-lo, curiosa para ver o resultado e sim... ele sobreviveu!!! :-)

De fotogênico ele nao tem nada, mas é tao, tao fofinho!

Saturday, December 19, 2009

O Natal tá quase aí...

... mas a neve já chegou :-) Ontem à noite dei uma saída e flocos e mais flocos caíam pelas ruas. Com as luzes do Natal dá um ar de magia total! Já o que nao é nada agradável é o friiiiiiiio queimando a pele do rosto e os escorregadoes pela calcada (quase caí sentada umas quatro vezes - sem comentários...).



E hoje amanheceu assim: tudo branquinho :-) Como era final de semana, foi só curticao (porque auto-estrada com neve é tudo, menos mágico!!!)

Tuesday, December 8, 2009

Chega de incomodar os vizinhos!

Namorido e eu somos ávidos compradores de produtos pela internet, principalmente livros e DVDs. O único problema é que os pacotes normalmente nao cabem na nossa caixa de correio, e como sempre estamos trabalhando durante o dia, quem acaba abrindo a porta para receber os pacotes sao os nossos vizinhos. Aposentados. Queridos. Que nunca reclamaram. Mas que vao se mudar em janeiro para outra cidade (será que é para parar de ficar tendo que abrir a porta para o carteiro para pacotes que nao sao deles? Incógnita...).
Procurando uma alternativa para a falta que os nossos vizinhos queridos vao fazer, achamos um servico dos correios (DHL) que usamos e já aprovamos: Packstation. É um servico da DHL, de graca, onde é possível redirecionar os pacotes para uma espécie de quiosque. Para isso, é necessário que o remetente acrescente um código junto ao nome, e envie o pacote para o endereco do 'quiosque'. Há vários 'quiosques' packstation pela cidade, e assim é possível selecionar o que fica mais próximo de casa (e que tenha fácil estacionamento também). Com um cartao magnético (fornecido no momento da inscricao no sistema) e um PIN, é só ir até o quiosque e retirar o pacote.
Nós usamos e aprovamos! E os nossos vizinhos agradecem :-)

O 'quiosque'

Introduzindo o cartao magnetico e o pin...

... e voilá: pacote recebido, como mágica!

Sunday, December 6, 2009

O ultimo capítulo...

... das orgias gastronômicas de 2009 terminou sexta-feira, com meu jantar de níver. Decidimos passar meu aniversário no exterior (Holanda, 20 minutos de casa, mas nao faz mal: é no estrangeiro e pronto, hahaha), e namorido me convidou para jantar no De Leuf 1 Michelin star1 Michelin star, do chef Paul van de Bunt, um restaurante literalmente no meio do nada, mas com comidas deliciosas (e que nao acabavam nunca).
Como eu estava inspirada, e os pratos eram bem diferentes, e a minha máquina fotográfica estava na bolsa, perguntei para o maitre se havia algum problema de tirar fotos. Ele me olhou com cara feia e disse: "Nao, nós nao deixamos." Uau! Eu coloquei educamente minha câmera de volta na bolsa, e ele abriu uma risada, e disse: "Claro que pode! Inclusive nós também fizemos isso nos restaurantes que visitamos [eles publicaram um livro com fotos e fatos sobre todos os restaurantes três estrelas Michelin no mundo]. Nao te preocupa, eu sei que há restaurantes, principalmente na Franca, que ficam escandalizados e proibem terminantemente. Mas aqui na Holanda nao há problema nenhuma".
Entao, com autorizacao na mao, lá fui eu clicando tudo. Mas, de novo, como a luz estava fraca, as fotos nao ficaram uma Brastemp. E, nao, nao lembro nem metade da composicao dos pratos. Mas que foi um presente gostosérrimo de aniversário, lá isso foi :-)

De Leuf: por fora e...

... por dentro.

Comecando com uma série de quatro amuse-bouches. O primeiro amuse-bouche veio numa bandejinha com 1.salmao, 2.maracujá com foie gras, 3.macaron de manjericao, 4.ricota coberta com lasquinhas de amêndoas


Ostra com iogurte e limao (super refrescante, e sem o gosto forte da ostra)

O verde era um sorbet de pepino, o branco eu acho que era iogurte com gengibre. Mas eu posso estar totalmente enganada :-)

E frutos do mar com outras coisas nao identificáveis :-)

Depois de todos esses aperitivos-comilanca, fomos para a mesa. Em cada mesa, uma espécie de pao bem fininho com temperos marroquinos e sementes de abóbora. Mega crocante e delicioso.

Além disso, manteiga (mega amarela!) com e sem sal para acompanhar os paezinhos tradicionais.

De enfeite em cada mesa, um potinho de temperos (ao invés de flores). Achei super legal a idéia :-)

Primeira entrada: uma trilogia de foie gras. Na esquerda, ele puro. No centro, sorbet de foie gras (sim, sorvete de fígado é uma delícia, mesmo soando terrível!) e na direita foie levemente assado. Na frente, torrezinhas de abacaxi. Tudo acompanhado por um cálice de vinho chileno (doce, para acompanhar o foie, mas nao tao doce como os vinhos de sobremesa franceses: perfeito!)

Meu segundo prato foi vieira + espinafre + camarao + ingredientes que eu nao lembro + espuma de curry. Eu adorei o prato em si: super diferente, com essa borda cinza :-)

O segundo prato de namorido foi atum + wasabi spaguetti (ou algo do gênero) + foie gras + paparis + coisas que eu nao lembro :-)


De prato principal, entrecote + creme de couve flor + ameixa preta + vários outros ingredientes que eu nao me recordo. Tudo acompanhado por um cálice de vinho tinto da África do Sul (com a vinícola pertinho da regiao que eu visitei em junho :-) ).

Entre a comilanca e a sobremesa, tchan-tchaaaaan: um super mesa de queijos, escondida embaixo de um cestao de vime. O maitre disse: "prepara a câmera que eu vou levantar o cesto". E lá fui eu: click! bem na hora :-)


Os vários tipos de queijo, prontos para serem escolhidos. Queijos fortes, queijos médios, queijos moles, enfim, vários tipos de queijo :-)

Que tipo de queijo é o que? Nao faco a menor idéia! Só sei que o segundo da esquerda para a direita era o queijo de cabra, e que as duas melequinhas na frente eram chutney de manga com gengibre (super refrescante!) e marmelada de maca (para tirar o gosto forte do queijo entre um tipo e outro).

Para acompanhar os queijos, torradinhas com frutas secas, nozes, e um cálice de vinho do porto

Entre os queijos e a sobremesa, um sorbet diferente: bloody mary (vodky + suco de tomate)...


... e, no copinho, um sorbet de aipo com iogurte que estava maravilhoso! Super refrescante e levemente adocado! Nunca pensei que celeri gelado e doce fosse ficar tao bom!

A sobremesa de namorido: no fundo um pudim de côco com chocolate numa casquinha de chocolate branco...

... e na frente uma declinacao de maracujá com manga.

Minha sobremesa: uma declinacao de côco, iogurte e chocolate. Estava de lamber os beicos! Como a casquinha da sobremesa de namorido era feita de chocolate branco, eu achei que a minha também fosse comestível. Por sorte notei que nao era antes de pôr pedacos de casca de ovo prateado na boca, hahahaha :-)


Para finalizar, mini-sobremesas: pirulitos de chocolate branco com gin tônica (puro líquido dentro), algo com côco, algo com maracujá, e algodao-doce de limao (achei o algodao doce mega original :-) )

Para encerrar tudo, um café expresso, que veio nessa xícara fofa com tampinha

E, para acompanhar o café, surpresa: um carrinho com doces a escolha...

... entre sobremesinhas, pralines e pirulitos com sabores diversos.

Eu fui de bombom de chocolate branco com limao, e creme brulee com morango. Overdose de docura!

Saindo do restaurante, uma rápida olhada na reputada adega.


E chega de comilanca, porque agora haja malhacao para gastar todas essas calorias em 2010!

Tuesday, December 1, 2009

Saidinha no Anna's Tafel

Ontem, passando em frente ao Anna's Tafel, Flor de Cerejeira e eu decidimos entrar e experimentar. Entramos, experimentamos e adoramos!
Entao hoje, depois do trabalho e de uma visita a dermatologista, fui com namorido ao Anna's Tafel novamente, e continuo achando excelente! Há cinco tipos de tartines e vinhos. Só. Mas ambos muito, muito deliciosos!!! Adorei e sim, vou voltar novamente :-)

Anna's Tafel
Pontstrasse 62
Aachen
Tel: 0241-55 93 55 37


O lugar é pequeno, mas muito aconchegante

De cortesia da casa, um pequeno amuse-bouche (é pequeno mesmo, minha foto é que fez parecer uma torrada, hehehe). pao, queijo, marmelada de figo, azeite balsâmico, azeitona: deliciosos!


A porcao é gigantesca! Minha tartine era pao coberto com pesto de rúcula, creme de azeitona, brie e maca com canela, coberto com vinagre balsâmico. De lamber os beicos e o prato!

Namorido foi de tartine com pesto genovese, creme de azeitona, muzzarella de búfala, tomate, manga, azeitona e manjericao