Tuesday, February 23, 2010

Vivendo e aprendendo...

No meu trabalho eu tenho um colega da China. Dia desses, ele trouxe algumas guloseimas para festejar o aniversário, como rolinhos da primavera fresquinhos e quentinhos, feitos pela esposa dele (maravilhosos!!!). Entre as guloseimas, estavam também uns tijolinhos coloridos que ninguém sabia exatamente o que eram.


No meio da celebracao, ele teve que sair da sala para uma reuniao. Nesse meio tempo, nosso trainee resolveu experimentar um dos tijolinhos. Assim que ele desembalou e colocou o tijolinho inteiro na boca, ouvimos ele falar de boca cheia: 'ai minha nossa, parece que eu estou comendo areia do playground!'. Com esse comentário, ficamos extremamemte curiosos para saber que doce era aquele - e, sim, eu também experimentei metade e foi sensacao de areia total! Quando nosso colega chinês voltou da reuniao, ele deu muita risada: o doce é feito de arroz glutinado (traducao livre de glutinous rice) e, depois de passar por um tratamento, a consistência passa de grudenta a areiosa. O tchan do doce, conforme ele, é colocar pedacinhos minúsculos na boca e deixar o gosto tomar conta devagarinho. As diferentes cores sao diferentes sabores (por exemplo, o rosa é um sabor de flor (nao lembro o nome), o cinza era gergelim, etc).
Eu experimentei do jeito que ele disse (pedacinhos minúsculos de cada vez) e a degustacao do doce foi completamente diferente, uma delícia!!!


Vivendo e aprendendo... :-)

Saturday, February 20, 2010

Ontem foi dia de...

... vacinacao :-) Com a viagem para a India chegando perto (faltam 3 semanas agora...), estava mais do que na hora de me informar sobre as doencas e vacinas recomendadas. Entao ontem, no horário do meio-dia, fui na secretaria de saúde de Düsseldorf que possui um atendimento especializado em vacinacoes para pessoas que estao viajando para o exterior. Super prático!!!
Para tétano, difteria, hepatite A e B eu já estava vacinada. Ganhei entao uma para tifo e outra para raiva (há alto indíce de animais com raiva na India). A vacina contra tifo é só uma dose e pronto. A de raiva sao três, entao nas duas próximas semanas vou ter que voltar lá para repetir a dose.
E, para complementar o pacote-prevencao de doencas, na mala vai junto uma mini-farmacinha (principalmente com remédios para dor de barriga e diarréia) e um kit de medicamento contra malária (standby). Bangalore nao é foco grave de malária, mas tem. Entao nao custa levar junto.
Porque, no final das contas, melhor prevenir do que remediar :-)

O visto prontinho no meu passaporte

Sunday, February 14, 2010

Sessao Movie: Paris Je T'Aime

Eu tinha o DVD já há um tempao e nada como Valentines para olhar esse filme que conta 18 lindas histórias de amor - algumas loucas, algumas românticas, algumas tristes, algumas emocionantes - em Paris!

P.S. Nao sabia que o Walter Salles tinha dirigido uma das histórias!
P.S.2 Amei o elenco!!! Adorei a Fanny Ardant, Juliette Binoche, Marianne Faithfull, Maggie Gyllenhaal e vários, vários outros!!!

Happy Valentines :-)

Filé de carne (tem filé sem ser de carne? :-) ) com cebolinha verde

Esse prato namorido e eu fizemos no domingo passado e ficou super gostoso (além das expectativas)!!! Com certeza vai ter repeteco, mas daí vou colocar mais legumes e aumentar a quantidade de molho nos vegetais. Inclusive o molho de ostra (o nome é esse? Em inglês é oyster sauce e em alemao Austernsauce, entao eu arrisquei uma traducao literal) com saquê ficou ótimo!!! Nesse sábado fiz só o molho e coloquei numa wok com brocolis (cozido previamente no vapor - adoooro, nao demora 4 minutos!) e acelga picada. Nhac-nhac!

Rindfleisch mit Frühlingszwiebel (ou filé de carne com cebolinha verde) - do livro Wok, o mesmo desse post aqui (como era só para duas pessoas, eu tentei diminuir todos os ingredientes da receita original pela metade - que serve 4 pessoas)

250 gr de filé (rinderfilet)
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de molho de soja
1/2 colher de sopa de pimenta moída
meio maco de cebolinha verde (Frühlingszwiebel. Também conhecido - como eu aprendi perguntando para a atendente do supermercado e depois olhando no wikipedia - como Lauchzwiebel, Jungzwiebel, Zwiebelröhrl, Zwiebelröhrchen, Röhrenlauch, Schluppenzwiebel, Schlottenzwiebel, Schnittzwiebel, Ewige Zwiebel, Winterheckenzwiebel, Winterhecke, Weiße Florentiner, Grober Schnittlauch, Jakobslauch, Johannislauch, Fleischlauch, Hohllauch, Negi oder Schnattra. É nome pra dedéu!!!)
1 dente de alho
100 gr de massa (chinesa?) de arroz - fina
sal
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de molho de ostra (Austernsauce - aqui na Alemanha tem no supermercado Edeka, por exemplo)
2 colheres de saquê
2 colheres de sopa de amendoim (puro) moído

Corte a carne em pedacos pequenos que caibam na boca (esses pedacos da foto aí de baixo foram cortados novamente, que nossa boca nao é tao grande assim :-) )


Deixe a carne de molho fazendo uma marinada com as duas colheres de sopa de óleo e o molho de soja. O mínimo sao 30 minutos, mas quanto mais tempo, melhor.

Nesse meio tempo, lavar a cebolinha verde e picá-la (em pedacos grandes, principalmente o talo) e picar o alho.

Depois de, no mínimo, 30 minutos, tirar os pedacinhos de carne da marinada e grelhá-la (namorido fez essa parte usando o nosso grill elétrico :-) ).
Enquanto namorido grelhava, eu preparei a massa e a wok. A massa eu fiz como indicava o pacote: ferver água, colocar sal e jogar a massa dentro (tirando a panela do fogo) por 3 minutos. Escorrer a massa numa peneira, e cortá-la com uma tesoura (eram as intrucoes do meu pacote de massa, mas cada cabeca uma sentenca, hehehe).
Esquentar a wok e colocar um pouco de óleo. Jogar a cebolinha verde com o gengibre e o alho (nessa parte eu achei que podia se misturar mais algumas verduras junto) e dar uma douradinha. Misturar o molho de ostras com o saquê na wok e deixar tudo cozinhando por uns 2 minutos em fogo baixo.

Colocar a massa em tigelinhas (ou num prato), a carne e a verdura por cima, e polvilhar o amendoim por cima de tudo para dar um gostinho especial (eu moí amendoim salgado mesmo - nao achei o puro). Se quiser, acrescentar mais algumas folhinhas de coentro por cima.

E voilá :-) Com selo de aprovacao pela cozinha da Joaninha :-)

Friday, February 12, 2010

Sessao Movie: Corpse Bride

[Fonte foto: Amazon]

Eu nao sou muito fa de musical, mas adoro animacao! E a história do Corpse Bride é tao bonitinha!!! :-) Eu já queria ter assistido há um tempao (namorido viu no cinema), mas acabei vendo só agora.
Com as vozes do Johny Depp, da Helena Bonham Carter e da Emily Watson ficou melhor ainda :-) Eu nao lembrava mais quem era a Emily Watson (nao confundir com Emma Watson, a Hermione do Harry Potter) mas acabei de pesquisar e vi que ela é a atriz do Breaking the Waves (filme do Lars von Trier que, como quase todos que eu vi dele, adorei mas que me deixou meeeeeega deprimida).

Saturday, February 6, 2010

Book Session: Garfield


Garfield - 30 Years of Laughs and Lasagna
(Foto: amazon.de)

Esse livro foi um dos presentes de aniversário de namorido ano passado, e ele adorou! Agora quem leu o dito cujo fui eu :-) É uma coletânea dos 30 anos do Garfield, apesar que o que eu queria mesmo era a colecao completa-completíssima dele :-) Amo!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O inverno continua por aqui mas as temperaturas estao bem mais amenas. Ainda tenho muito trabalho para o MBA por fazer, mas nas pausas estou me divertindo com farmville (joguinho no facebook - bem bobinho, mas tao viciante!), olhando bastante filmes em casa, lendo e fazendo experimentos culinários no domingo. Porque tá friiiiio lá fora, e eu adoro o aconchego do lar :-)
Quanto a viagens e afins, continuamos planejando a da Islândia (mas agora, mais detalhes, só depois da viagem em maio :-) ), e estou pesquisando também um pouco sobre Dresden - vamos passar um final de semana por lá no final de fevereiro. Namorido já foi duas vezes, eu nunca. Conseguimos passagens super baratas em novembro pela Lufthansa, e assim decidimos aproveitar e dar uma viajadinha no inverno mesmo :-)

Monday, February 1, 2010

Frango Empanado com gergelim e verduras

Eu nao tenho paciência nenhuma para cozinhar (mais de 20 minutos já passa a ser tortura) mas de vez em quando me bate a inspiracao e eu vou para as panelas. Como no dia de ontem :-)

A receita escolhida foi do livro Wok - mehr als 100 Klassiker und Trend-Rezepte da editora Zabert Sandmann. Fiz algumas adaptacoes por falta de ingredientes, mas tanto namorido como eu aprovamos :-) O que nós nao aprovamos foi a bagunca da fritura: quanta sujeira!!! Entao a receita provavelmente nao vai ter repeteco, ou será adaptada (ao invés de fritar o frango, vou deixar marinando o dito cujo e depois grelhar). Veremos :-)

Ingredientes:
1 clara
150 gr de farinha
30 gr de maizena (eu nao tinha, entao coloquei a mesma medida em farinha mesmo)
2 colheres de sopa de fermento em pó
sal e pimenta
8 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
7 colheres de sopa de molho de soja
5 colheres de sopa de sake
500 gr de peito de frango (eu usei de peru)
300 gr de cenoura
2 talos de cebolinha verde
250 gr de broto de soja
2 colheres de sopa de gergelim
óleo para fritar

Modo de fazer:
Bater a clara em neve. Numa outra tigela, misturar a farinha, a maizena, o fermento, sal e pimenta e juntar 200ml de água na mistura. No final, misturar delicadamente junto com a clara em neve, e juntar as 6 colheres de sopa de óleo. Deixar essa mistura descansar por 30 minutos.


Ralar o gengibre e misturar 2 colheres de sopa de soja e 2 colheres de sopa de sake (aqui eu misturei a quantidade completa que estava listada nos ingredientes e tive que fazer tudo de novo - mas pelo menos nao ralei o dedo, hehehe). Colocar a carne nessa mistura e deixar marinando num pote fechado enquanto se prepara o resto.

Rala, rala, todo dia, que alegria! :-)

O gengibre esperando ansioso..

... pelo banho de sake.

Gengibre, sake e molho de soja juntinhos

Descascar as cenouras e cortar em tiras fininhas. Lavar a cebolinha verde e cortar em lâminas também. Lavar o broto de bambu e deixar escorrendo (agora me dei conta que nao lavei!!!)

Esquentar uma panela wok e colocar 2 colheres de sopa de óleo. Juntar a cenoura e a cebolinha verde e deixar refogando. Juntar o resto do molho de soja (5 colheres de sopa), o resto do sake (3 colheres de sopa) e 3 colheres de água. Deixar cozinhando por 5 minutos e aí juntar o broto de soja. Assim que juntar, deixar cozinhar bem pouquinho e já retirar do fogo (para que o broto continue crocante).

Nesse meio tempo (se tiver alguém para auxiliar - e, nao, eu nao empresto namorido, hahaha), passar os pedacos de frango (no meu caso, peru) pela massa (que já está bem descansada) e colocar gergelim por cima. Fritar numa panela com óleo até que eles estejam bem fritos (por dentro e por fora) - na verdade, eu sou uma anulidade em fritura e quem fez essa parte foi namorido. O único cuidado é ter certeza que a carne está bem passada também por dentro.


E voilá: frango empanado com gergelim e verduras (ou Backhähnchen mit Sesam und Gemüse). Totalmente aprovado pela cozinha da Joaninha :-)