Sunday, October 31, 2010

Book Session: A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante No Tempo
Audrey Niffenegger

Eu adorei a idéia do livro. Mas só. Ficou longe da minha lista de favoritos.

=> A edicao ilustrada de The Works of Geoffrey Chaucer, da Kelmscott Press, é considerada um dos livros mais belos já publicados. Nao sabia :-)

"Mas o senhor nao acha - insisto - que é melhor ser extremamente feliz por pouco tempo, mesmo que se perca essa felicidade, do que passar a vida inteira apenas bem?"

Monday, October 18, 2010

Visitando Berlin em Setembro - Última Parte

No domingo tínhamos planejado ir a Potsdam visitar o castelo Sanssouci. Mas eu amanheci tao, mas taaaaao gripada, que decidimos visitar somente o memorial judeu, dar uma caminhada, almocar, e cair na cama novamente.

De manha, enquanto eu dormia, namorido foi dar uma volta pelos arredores do hotel, e aproveitou para tirar algumas fotos da Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche

O contraste do novo com o antigo

E por dentro!


Quando eu acordei, pegamos o metro até a estacao Potsdamer Platz onde seguimos a pé até o memorial judeu.

Estacao de trem Potsdamer Platz

Indo do Potsdamer Platz em direcao ao memorial, na Ebertstr., fica um prédio com uma arquitetura muito legal :-) Ele é o Competence Center for Medical Technology da Otto Bock, e é aberto (gratuito) ao público, e bastante interativo (adooooooro coisas interativas :-) ).

Competence Center for Medical Technology da Otto Bock, na Ebertstrasse


E aí chegamos no Memorial to the Murdered Jews of Europe (ou Denkmal für die Ermordeten Juden Europas). Concebido pelo arquiteto Peter Eisenman, é constituído por 2.711 pecas de concreto. De certa forma, lembram lápides (tanto que uma senhora parou do meu lado e me perguntou se havia realmente pessoas enterradas embaixo de cada um daqueles blocos. Nao, nao há).






No memorial há um museu (entrada gratuita) onde é possível ler sobre as histórias de algumas famílias judias que foram levadas a campos de concentracao, assim como cartas e fotos :-(

Museu do memorial


Depois do museu, fomos caminhando até o Brandenburger Tor.

A cúpula...

... do Reichstagsgebäude (clicando na foto, dá para ver as pessoas caminhando por dentro da cúpula)

E chegamos...

... no Brandenburger Tor :-)


Para almocar, voltamos ao Potsdamer Platz e escolhemos um dos vários restaurantes dentro do Sony Center.

A cúpula...

... do Sony Center.

Depois do almoco, voltamos para o hotel, e cama para que te quero :-)

Metro Potsdamer Platz

Na entrada do hotel, uma foto fazendo cosquinha no símbolo de Berlin :-)

A noite, fomos jantar no restaurante Borchardt (aparentemente famoso pela quantidade de celebridades que freqüentam o lugar - típico lugar para quem quer ver e ser visto). Na minha opiniao, o tchan do lugar (eu já havia jantado lá com uma amiga minha, há alguns anos atrás) é o piso de mosaico (do tempo do imperador - nao é todo dia que se pode jantar sobre uma antiguidade dessas :-) ). A comida é boa, mas nada de especial (além das porcoes serem mesmo para celebridades - meeeeeega minúsculas). Quanto a fotos, nao sao permitidas - mas isso eu nao sabia :-) Quando comecei a tirar fotos (que, aliás, ficaram muuuuito tremidas devido a baixa iluminacao) o cara da recepcao veio voando aterrissar do meu lado e pedir para, de jeito nenhum, tirar fotos porque isso prejudica a privacidade dos hóspedes do restaurante. Oh meus sais! Eu falei que estava interessada só no chao e nas colunas - devo ter deixado ele (e as celebridades) chocados :-D

Fachada do Restaurant Borchardt (Französische Straße, 47)

O mosaico do tempo do imperador :-)

O pé-direito alto, com as colunas :-)

Thursday, October 14, 2010

Visitando Berlin em Setembro - parte III

Nossa próxima visita foi a East Side Gallery. 1,3km do antigo muro de Berlin foram pintados por 106 artistas do mundo inteiro como forma de criar um memorial pela liberdade. É a maior galeria a céu aberto do mundo. Eu me lembro de ter assistido na televisao a queda do muro de Berlin, e mesmo com as pinturas, bate sempre uma emocao e tristeza ver ele de pertinho.

Infelizmente (nao dá para entender), várias pinturas foram muito pixadas ou pessoas encheram de assinaturas (dá para se ter uma idéia olhando esse site com as pinturas a alguns ano atrás). Felizmente, várias pinturas foram restauradas e estao novinhas em folha novamente. Até quando, nao sei...

Berliner Mauer - East Side Gallery

Visao do muro

E algumas pinturas


Ignasi Blanch - esse é da Catalunha :-)




Eu adorei essa, da Birgit Kinder

E o colorido dessa, de Thierry Noir

Mostrando 'The Wall' (Pink Floyd)

Adorei esse!

E esse é em português :-)

Adorei as loucas linhas...

... desse também :-)

Berlin, de Gerhard Lahr

E provavelmente a mais famosa delas: Leonid Brezhney e Erich Honecker (pintor: Dimitri Vrubel): "My God, help me to survive this deadly love"

Muitas pequenas pessoas em muitos pequenos lugares que fazem muitas pequenas coisas, podem mudar a cara do mundo...

E, na frente do muro, o East Side Hotel: como nao podia deixar de ser, pintado também :-)

Wednesday, October 13, 2010

Eu sei que esse...

... blog é família, mas nao resisti de pôr essa foto aqui: chegando ao East Side Gallery, e vendo alguns turistas tirando foto, ensinei uma nova palavra em português para namorido - cofrinho! :-)

Tuesday, October 12, 2010

Visitando Berlin em Setembro de 2010 - parte II

No sábado de manha, aproveitando as ótimas dicas da super Silvinha :-) , fomos dar uma volta no Nikolaiviertel e, depois, conhecer o Hackescher Markt (e os Hackeschen Höfe).

Fomos de metro...

... até a Klosterstrasse...

... para visitar o Nikolaiviertel, o primeiro passeio do dia :-)

O plano inicial era, antes do passeio, tomar café da manha no Anna Blume (que, conforme a descricao na internet, é famosa pela grande escolha de bolos artesanais, deliciosos crepes e grandes cafés da manha). Mas, infelizmente, havia trabalhos entre as linhas de metro, e precisaríamos pegar um ônibus e mais um metrô para chegar lá. Ficamos com preguica, e acabamos tomando café da manha num café delicioso, exatamente na saída do nosso metrô. O nome? Esqueci de anotar :-)

O ambiente

Nossos cappuccinos, e o café da manha de namorido (baguete)...

... assim como o meu: sanduíche integral de peito de peru com tangerina em conserva (o sabor da tangerina com o peito de peru ficou uma delííícia!!!)


Depois do café da manha, caminhamos em direcao ao Nikolaiviertel.

No caminho, a prefeitura vermelha ou Rotes Rathaus (que deve o seu nome a cor dos tijolos), construída entre 1861 e 1869.

E a torre da tv, ou Fernsehturm: com seus 368 metros, é uma das mais altas 'estruturas' da Alemanha (e da Europa!)

Prefeitura com a torre ao fundo :-)


O Nikolaiviertel é o bairro que fica no 'coracao' de Berlin, e foi fundado em 1200. Ele foi destruído na Segunda Guerra Mundial, ficando intactas somente parte da igreja St.Nikolai - ou Nikolaikirche (fundada em 1230, e portanto a igreja mais antiga de Berlin), assim como a Knoblauch-Haus (que hoje é um museu). Em 1987, o bairro inteiro foi reconstruído e, conforme o meu guia (Berlin - Marco Polo), ficou um pouco com a aparência dos prédios da Disney (mas espelhando a Berlin antiga :-) ).

Nikolaikirche

Há alguns anos atrás, eu já tinha visitado esse bairro, mas no frio do inverno. Passando na frente da Knoblauch-Haus (literalmente traduzida para Casa do Alho), fiquei curiosa de conhecer o museu - mas minha curiosidade nao foi saciada, visto que, na ocasiao, ele estava fechado. Dessa vez, tivemos mais sorte, e pudemos entrar para conhece-lo. A propósito, a entrada é grátis :-)

Museum Knoblauch-Haus na Poststraße 23

Porta de entrada. Estava com essa aparência de fechada, mas era só aparência, pois nao estava trancada

O museu mostra aposentos e móveis do século 19, de propriedade da famíla Knoblauch. Apesar do museu ser pequeno, é interessante, principalmente para quem gosta, como eu, de ver como os aposentos eram decorados no passado :-) A casa, da distinta família Knoblauch :-) , recebeu ilustres visitantes no passado, como Lessing e Wilhelm von Humboldt.

Museu por dentro - sim, é possível fazer fotos :-)

Dois símbolos do Nikolaiviertel juntinhos: Nikolaikirche e Knoblauch-Haus

E, olhando para o chao, uma tampa de bueiro personalizada, com símbolos de Berlin :-)


Aliás, falando em bueiros, uma matéria na tv alema mostrou recentemente porque a tampa de bueiro é redonda :-) Resposta: porque nao importa como ela seja encaixada, ela nunca poderá cair 'cano abaixo' (por exemplo, uma tampa quadrada poderia cair pelo cano se fosse posta na vertical e na diagonal), sendo um item de seguranca para os funcionários que precisam descer e verificar o submundo das cidades :-) Momento cultura inútil no Joaninha Bacana, hehehe.


Como o dia estava lindo, com céu azul e nao muito frio, decidimos dar uma boa caminhada :-) Assim, do Nikolaiviertel, fomos em direcao a catedral de Berlin (ou Berliner Dom), seguindo o rio Spree.

Rio Spree, com a Berliner Dom ao fundo

No caminho, monumento a Marx e Engels na praca Alexander. Conforme a foto de namorido, um é cego e o outro é mudo :-)

Antes de chegarmos ao Dom, demos uma rápida entrada no saguao do Radisson Blu Hotel para vermos o AquaDom, o maior aquário cilíndrico (25 metros de altura, um milhao de litros de água salgada) do mundo!!! É impressionante! Pelas fotos nao é possível ver, mas ao vivo dá para ficar horas vendo o movimento dos peixes no enorme cilindro!

O Aquadom...

... de pertinho :-)

Saindo do hotel, à direita, a Berliner Dom
A imponente entrada


Continuando o passeio, fomos em direcao a Ilha dos Museus.

O Altes Museum - conforme wikipedia, maior e mais importante museu do mundo no campo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria

O Alte Nationalgalerie, que estava com uma instalacao de tampinhas de alumínio na entrada

Olha eu, dando tchauzinho das escadarias do Alta Nationalgalerie :-)

E, enquanto namorido tirava fotos, eu também fazia arte :-) De pessoas paradas...

... ou se movimentando :-)

Da colecao de tampas de latas velhas que fazia parte da instalacao na entrada do museu

Ou da anjinha, que protegia, muito serena, o prédio :-)

Saindo do museu, e passando pelos jardins, fomos agora em direcao ao Hackescher Markt e os Hackesche Höfe

O Hackescher Markt é conhecido por ter inúmeros barzinhos e restaurantes.

Do Hackescher Markt fomos em direcao ao Hackesche Höfe. Ele é constituído por oito pátios interligados (tem até mapinha na parede para se achar :-) ). Conforme wikipedia, é também um belíssimo exemplo da arquitetura art nouveau, cujo primeiro pátio foi projetado por August Endell, famoso arquiteto alemao do início do século XX.

O primeiro pátio - de frente...

... e de costas :-)

Mapinha do Hackesche Höfe

Marcacao dos pátios - pátio nr cinco :-)

Num deles, há uma loja com vááááários objetos dos famosos ampelmann, ou os típicos homenzinhos das sinaleiras de pedestre em Berlin :-)

Na saída do Hackesche Höfe, pavimentos lembrando o nome de pessoas que aqui moravam e foram levadas a campos de concentracao :-( Porque o passado precisa ser lembrado para nao se repetir jamais :-(

Atravessando a rua, fomos até o restaurante italiano Ossena (Rosenthaler Str. 42) para almocar.

O ambiente

Azeitonas e paozinho :-)

Eu ataquei de saladao de peito de peru com pinólis [salad Putenbrust mit Pinienkerne]

E namorido foi de rigatone gorgonzolla :-)


Depois do almoco, fomos em direcao ao East Side Gallery, que eu ainda nao tinha visitado. Mas isso é história para outro post :-)

No caminho, uma canalizacao externa toda rosa :-) (com um adesivo muito engracado: sperm pipeline? :-) )