Friday, April 29, 2011

Desaforo...

... eu ter que trabalhar bem no dia do casamento da Kate e do William, buaaaaaaa!!!

Mas até que foi engracado: vários colegas meus estao de férias essa semana, mas os cinco homens que ficaram assistiram o casamento comigo via bbc e youtube :-D Comecou que meu computador nao tem áudio. Entao fiz cara de coitadinha, e meu colega que é republicano mega assumido e totalmente contra a realeza ficou com pena e colocou o casamento para eu assistir no computador dele. Como ele nao conhece ninguém da realeza (e nem faz questao de conhecer, mas isso é outra história) comecei a explicar todos os nomes (e podres) de cada um. E aí o resto dos meus colegas tomou gosto e se juntou a nós :-)

Agora estamos esperando o beijo na sacada :-D

Wednesday, April 27, 2011

Tô de olho roxo...

Buaaaaaaaaa!!!!!

Com direito a cara de coitadinha

No sábado de manha, namorido notou que eu estava com uma pequena bolinha no canto do olho esquerdo. Achei que era, ou picada de mosquito (mas eu nao notei nada), ou uma espinha nascendo (vai saber... :-) ). No domingo, a bolinha continuava, mas dava para ver duas picadinhas dentro dela. Mas nao coçava nem nada, entao deixei quieto.

Na segunda-feira, a bolinha já virou bolona. E do lado do meu olho comecou a inchar. Decidimos esperar para ver se passava. Eu coloquei compressa de água fria, e passei uma pomada para desinfetar (Bepanthen). Terca-feira, perguntei para Bettina (minha colega de trabalho, e mae - para cuidados médicos, ela é uma verdadeira enciclopédia!!!) que disse para eu esperar mais um dia e, se nao melhorasse, ir na farmácia ou direto no médico.

Hoje de manha cheguei no trabalho com meu olho parecendo ter levado um soco. E fui direto no médico (apesar de me sentir ridícula ir numa consulta por uma picada de inseto). O médico examinou, e averiguou que a picada virou inflamacao (quando contei para meus colegas de trabalho, eles vieram com várias teorias onde o inseto, antes de me picar, andou pousando para ter causado a inflamacao na minha pele... Yerks!). Para curar, vou ter que tomar antibiótico por 12 dias. Além disso, fiz um teste hoje (vou saber o resultado amanha) e vou ter que refazer em duas semanas, para ver se nao tenho a doenca de lyme. Aparentemente é comum se ter picadas de carrapato (yerks!) quando se caminha em bosques ou florestas, e com a picada é possível adquirir a doenca de lyme. Que, se nao for identificada ou tratada logo, pode trazer sintomas neurológicos, paralisia de músculos, dano nos nervos, e afins. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar nessa doenca, mas todos os meus colegas de trabalho alemaes têm amigos ou conhecem alguém que contraíram essa doenca.

No meu caso, é quase 99% certo que eu nao tenho (até porque é muito provável que eu tivesse sentido a picada do carrapato e visto o bicho). Mas, por via das dúvidas (e porque o local da minha picada está bem avermelhado), o médico decidiu averiguar :-) E, para quem passear nos bosques e florestas daqui, e sentir uma picada que deixou um ferraozinho preto, procure o médico (principalmente se for um hipocondríaco como eu, hehehe). Nos primeiros meses da doenca, os sintomas podem se confundir com o de uma gripe, e se ela nao for tratada logo, é muito difícil se livrar da dita cuja depois.

Quem, quem, quem...

... me picou? :-(

Monday, April 25, 2011

Route des Chateaux - Três Fronteiras: Eyneburg, Herrenhaus e Töpfereimuseum

Como já expliquei nesse post aqui, Aachen faz parte da regiao das três fronteiras (région des trois frontières ou die drei grenzen): Alemanha, Bélgica e Países Baixos. E nessa regiao há uma rota de castelos, com mais de 20 exemplares.

Sempre que o tempo ajuda, e nós temos tempo livre, aproveitamos para explorar os castelos que ainda nao conhecemos. Nesse feriadao de Páscoa, fomos conhecer três deles. Apesar de serem na Bélgica, ficam bem perto da nossa casa (fizemos o roteiro em uma manha): Eyneburg (em Hergenrath), Herrenhaus (em Eynatten) e Töpfereinmuseum (em Raeren).

O mapa com as indicacoes de como encontrar os castelos é bem pouco detalhado, o que faz encontrá-los nem sempre uma tarefa fácil. O primeiro deles, Eyneburg, foi muito engracado: com a ajuda do GPS, chegamos em Hergenrath. Mas, e agora? Aonde fica? Passamos por uma parada de ônibus, e vimos o mapa da cidade. Paramos, e tentamos achar o castelo no mapa: nada. Quando já estávamos quase desistindo, namorido olha para o lado, vê uma pequena estradinha, e um pôster enorme, fazendo propaganda do castelo :-) Ok, chegamos sem saber :-D

Nao é permitido entrar com o carro na estradinha (somente moradores do lugar podem). Mas o caminho é muito bonito, entao é um prazer ir caminhando :-) Logo no início, nao havistamos castelo nenhum: será que é possível chegar até ele? Quanto tempo de caminhada precisa? Mas foi tranquilo: em passo rápido, em 15 minutos estávamos lá :-D

O castelo fica no Emmaburger Weg (ou Chemin D'Emmaburg)

No caminho, pôneis...

... e belas casas antigas.

Antes de havistarmos o castelo, uma bela caminhada na floresta :-)

Antigo portao de entrada que servia para chegar até o castelo a pé. Hoje, trancado e inutilizado.

Ponte no meio do nada. Será que antigamente o castelo era rodeado de água?

Folhas vermelhas resistindo ao verde da primavera :-)

Na subida rumo ao castelo, os campos estavam lindos...

... cheios de florzinhas amarelas!!!

E chegamos! Chateau d'Eyneburg

O castelo de Eyneburg foi construído em 1260. Em 1640 ele queimou quase inteirinho, mas foi reconstruído novamente.
O castelo também é conhecido como Emmaburg: conta a lenda que Emma, a filha de Carlos Magno, encontrava aqui o seu amante (Eginhard). Eles sempre se encontravam na calada da noite. Em um desses encontros, nos jardins do castelo, comecou a nevar fortemente. Para nao deixar pegadas, Emma levou o amante nas costas. Infelizmente o pai dela viu tudo pela janela, e nao ficou nada feliz...

O castelo hoje nao é mais privado. Há algum tempo atrás, festividades eram feitas de tempo em tempo, com as portas abertas ao público. Infelizmente ele está, atualmente, em péssimo estado, e nao é mais possível adentrá-lo. Tomara que ele seja restaurado em breve novamente!

Conforme informacoes do guia na internet, no terceiro domingo de agosto dos anos ímpares, 1.000.000 de dálias sao plantadas em seus jardins. Será? Acho que namorido e eu vamos dar um pulo esse ano para conferir :-)

Vista do pátio interno do castelo (espionando por entre a cerca)

Uma pequena casinha no pátio interno do castelo

Subindo num morrinho para ver a entrada principal por sobre o muro :-)

Definitivamente tá precisando de cuidados!

Um corvo sobrevoando os telhados: castelo abandonado. Será também assombrado?

Os estábulos
E o castelo ao longe...

Perto dos muros, pausa para um sopro :-)

Tô fraca, sobraram três :-)

Achou o passarinho? :-)

No meio do caminho, uma árvore que 'deglutiu' o arame farpado :-)

Voltando pela floresta, a beira do muro do castelo, uma lápide: R.I.P


De Hergenrath fomos a Eynatten. No meio do caminho, pausa para um café.

Cappuccino. E, que simpático: com o café, vinha um pequeno ovinho de Páscoa :-)


Para encontrar o segundo castelo, em Eynatten, é preciso encontrar a igreja de pedra primeiro. Estacionando por ali, é só seguir o caminho por trás dela, sempre reto, que já, já se encontra os fundos do castelo.

Igreja de pedras...

... de 1707.

O Herrenhaus ou Amstenrather Haus é propriedade privada, entao só dá para admirar de longe mesmo. O prédio é todo rodeado de água.

Herrenhaus...

... de trás...

... e de frente (nao é fácil achar a frente - é necessário passar por um pequeno estacionamento. Da rua mesmo quase nao se vê o prédio imponente).

O engracado é que a Herrenhaus fica a três minutos a pé de um supermercado que vamos frequentemente... e nunca nos demos conta! :-) (Delhaize: adoramos o baguete, a pasta de curry com frango, as pontas de aspargos verdes, os queijos. Nhac-nhac!)


De Eynatten demos um pulo até Raeren. O castelo, também todo cercado por água, é hoje um museu de cerâmica. Infelizmente estava fechado quando chegamos lá. Fica para uma próxima :-)

O castelo já se vê da rua...

... com seu fosso

Töpfereimuseum, ou museu de cerâmica

Pórtico de entrada do castelo - visto por dentro

Do lado, uma casa com uma cerejeira linda, no seu esplendor!

Friday, April 22, 2011

Arroz ao Curry Indonês com Peito de Galinha

Eu nao sou nada boa na cozinha - normalmente nao tenho paciência em ficar mais que 10 minutos na frente das panelas :-) Mas de vez em quando gosto de provar receitas - tenho vááários post-its marcando páginas de receitas que quero testar de livros de cozinha :-)

No sábado passado, o prato da vez foi arroz ao curry indonês com peito de galinha (Indonesischer Curryreis mit Hähnchenbrust), do livro Wok - Mehr als 100 Klassiker und Trend-Rezepte (Zabert Sandmann).

A receita :-)

Quanto aos ingredientes, tive que modificar (no supermercado nao havia peito de galinha bio, entao fui de filé de carne de porco) e diminuir (a receita era para 4, nós somos só 2).

Ingredientes:
200 gr peito de galinha (eu peguei 180 gr de filé de carne de porco)
1 colher de sopa de mel
3 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de curry em pó
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sopa de maizena
2 talos de erva cidreira (eu peguei um só)
1 maco de cebolinha verde (eu peguei meio)
1 pimentao vermelho
2 dentes de alho
1 chilischote (pimenta malagueta?) - essa ficou de fora devido a alergia de namorido
4 colheres de sopa de óleo de gergelim
500 gr de arroz basmati cozido (eu usei 200 gr, e já achei que ficou arroz demais :-)


Para comecar, corte a carne em pequenas tiras.
Faca uma marinada com o mel, o molho de soja, o ketchup, a maizena, e uma colher do curry em pó. Misture com a carne, e deixe de molho por 15 minutos.

Os ingredientes da marinada

A marinada prontinha (ficou uma delícia!!!)

Marinaaando, marinaaaaaando


Nesse meio tempo, lave o talo de erva cidreira, corte o talo ao meio e entao pique o resto. Lave a cebolinha verde e corte em pedacos de 1 a 2 cm. Lave a paprica e corte em cubos.

Cebolinha verde pronta para entrar na faca :-)

Descasque o dente de alho e pique. Se for colocar chilli (nós nao colocamos), corte ao meio, tire as sementes, lave e corte em pequenas tiras.

Esquente a wok com o óleo de gergelim. Frite a carne. Mistura a cebolinha verde, a páprica e a erva cidreira e dê uma leve fritada. Misture o alho (e o chilli). Despeje o arroz (que já deve ter sido previamente cozido) e deixe fritando por 3 minutos. Por último junte a segunda colher de curry em pó.

Ingredientes felizes na wok :-)

E taráááá: pranto pronto :-) Aprovado por nós: o gostinho ficou muuuuito bom, principalmente da marinada :-)

Tuesday, April 19, 2011

A Primavera já chegou a tempo...

... mas nossa camélia ainda nao se convenceu a abrir em flor! Ela está carregadérrima de botoes mas eles permanecem lá, firmes e fortes, fazendo forca para desabrochar e... nada! Semana passada um até cometeu suícidio, se atirando no chao, ainda fechadinho, sem nunca ter mostrado sua belezura ao mundo.

Será que eu estou fazendo algo errado? Pouco sol? Muito sol? Pouca água? Muita água? Botoes de mais? Deveria ter tirado algum?

"Foi a Camélia que caiiiiu do galho, deu dois suspiros e depois morreeeeu!"


Monday, April 18, 2011

Sessao Movie: L'Appartement

[foto: Amazon]

A história é meio maluquete :-) Mas adorei os atores! Todos! Romane Bohringer, Monica Bellucci (que tá lindíssima!), Vincent Cassel, Jean-Philippe Écoffey. O fim? Também maluquete :-)

Sunday, April 17, 2011

Em Busca da Cozinha Perdida

[O Ministério da Joaninha adverte: esse post é mega comprido, e totalmente sem atrativos. Mas eu queria escrever de qualquer maneira, só para lembrar de como foi a novela em busca da cozinha perdida :-) ]

Para a nova casa (cuja chave receberemos no final de junho) precisamos planejar e comprar uma cozinha. E desde marco que estamos na batalha, em busca da cozinha perdida :-)

Nós achamos que seria relativamente fácil, pois sabíamos mais ou menos o que queríamos: cozinha branca, brilhante, laqueada, sem nenhum puxador, com bastante espaco para guardar coisas, e de preferência bastante área de trabalho também. O que nao nos demos conta foi a quantidade impressionante de perguntas que se seguiriam!!!

[A propósito, pausa para os agradecimentos: obrigadao pelas super dicas, meninas!!! Beijos para mami, Mary, Sandra e Bettina. Dicas mais do que valiosas, e que foram postas em prática!!!]

Primeira parada: Cozinhas Schmidt (nome mais alemao, impossível :-) ). Antes da nossa viagem ao Brasil, eu já havia agendado um horário para planejarmos a cozinha (com 5 semanas de antecedência, só para garantir que conseguiríamos horário num sábado). Chegamos na loja e... nao, seu nome nao está na nossa agenda. Aaaaaaaaaaaaaaargs! E nao adiantou reclamar: outra cliente já estava agendada e pronto. De qualquer forma, como havia ainda meia-hora livre, a vendedora pegou todos nossos dados, tamanho da cozinha, quais os eletrodomésticos necessários (fogao, forno, máquina de lavar louca, exaustor - ela indicou todos da Neff), qual tipo de torneira queríamos, qual tipo de tampo de trabalho (de vidro!), e remarcamos a visita para terca-feira de tardezinha.

Nesse meio tempo, resolvemos agendar já uma visita a Cozinhas Marquardt, para termos uma segunda opcao de preco. Também aproveitamos a manha para irmos a duas lojas de eletrodomésticos para escolhermos uma geladeira (para termos bastante espaco disponível, resolvemos comprar uma geladeira que nao seja embutida). Com vááários catálogos na mao, adoramos uma de aco escovado da Liebherr, com tres gavetas de congelador, e duas gavetas com temperatura zero para carnes, verduras e afins (aparentemente, conserva os alimentos por mais tempo). O único porém era o espaco para bebidas na porta: só uma prateleira. A que tinha mais de uma prateleira era com uma gaveta de freezer dentro da geladeira e sem a funcao no frost: ou seja, é preciso descongelar manualmente. Depois de muito estudar (nao sabia que havia taaaaaaaantos modelos de geladeira existentes!), resolvemos ficar com a geladeira com no frost, mas com menos espaco para garrafas também.

Na terca de tardezinha, voltamos a Cozinhas Schmidt e recebemos o planejamento. Havia algumas idéias boas, mas nao gostamos da disposicao dos armários e dos eletrodomésticos. Também ficamos em dúvida quanto ao vidro como tampo da área de trabalho: apesar de ficar super bonito, e ser supostamente um vidro especial, tínhamos nossas dúvidas quanto a durabilidade e resistência. O que adoramos, porém, era a possibilidade de colocar um vidro na parede também (entre a área de trabalho e os armários suspensos), numa cor verde maca :-) A combinacao do branco, preto fosco (do vidro da área de trabalho) e do vidro fosco verde maca ficou super bonito!
Quanto ao preco: aaaaargs! Caro, muito caro! Já demos uma chorada imediata, e o preco baixou 10%. Mas, para baixar mais, só falando com o chefe (que, naquele dia, nao estava). Além disso, é necessário dar uma entrada de 30% antes do recebimento da cozinha.
Para levar para casa, recebemos a planta da cozinha planejada assim como todos os precos. Assim que chegamos em casa, demos uma conferida dos precos dos eletrodomésticos na internet: muuuuuito mais caro que comprando nós mesmos (o que é ridículo, visto que, como distribuidores, eles devem receber precos especiais). Ok, vamos para a próxima.

Na sexta de tardezinha, fomos a Cozinha Marquardt. Três horas interminááááveis montando a planta da cozinha. Deu para notar que o vendedor estava comecando carreira e ainda precisava muuuuuito tempo para achar todas as referências dos armários enquanto montava a planta da cozinha no computador (depois de algum tempo, eu queria arrancar o teclado das maos dele, aaaaaargs!). Mas nessas horas namorido tem uma paciência de anjo, e deu as indicacoes de como montar a cozinha ele mesmo. Escolhemos a pia (com espaco para deixar louca secando e num material que nao arranhe - obrigada pela dica, Sandra!), a torneira (com duchinha), as luzes embaixo dos armários suspensos, a placa do fogao de inducao (tô super curiosa para testar!), o forno, o exaustor, a altura da área de trabalho (queríamos uma cozinha mais alta já que namorido e eu somos altos também :-) ), o tamanho dos armários, o armário giratório para aproveitar o espaco do canto, a cor do rodapé, e assim foi. Quanto a area de trabalho, eles nao possuem vidro: entao escolhemos em quartzo, fininho (12mm).
Quando estava tudo pronto, recebemos o preco: 25% mais barato que a primeira cozinha!!!! O que eu também adorei foi que nessa loja nao há pechincha: eles consideram o preco deles justo, e nao há negociacao (isso também é claramente dito). Como eu odeeeeeio gastar tempo tentando pechinchar, adorei!!! Quanto ao pagamento, é todo feito somente na entrega (ou seja, se a empresa quebrar nesse meio tempo, nao perdemos nenhum dinheiro - isso quase já aconteceu conosoco quando compramos a cozinha para nosso atual apartamento).
Quanto aos eletrodomésticos (Siemens), todos eram oferecidos com preco menor do que a internet (o vendedor usou o google na nossa frente para mostrar o preco oferecido por outras lojas).
Saímos da loja também com a planta da cozinha na mao e o preco total. E algumas tarefas, tanto para nós como para o vendedor. Para nós: a cozinha da casa que compramos tem saída de ar para o exaustor? Se tiver saída de ar, é abluft. Se nao tiver, precisa de um filtro para o cheiro: umluft. Além disso, o vendedor nos havia dado dica de um novo fogao de inducao da Siemens que nao possui a marcacao das panelas, só duas placas grandes que dao mais espaco para cozinhar. Será que é bom? Pesquisar! O forte das Cozinhas Marquardt sao os tampos de granito e quartz. A cozinha mesmo é revendida de outra marca: Nolte. Será que a qualidade é boa? Será que há outras lojas que vendem a mesma marca? Será que eles vendem mais barato? Para o vendedor, também uma licao de casa: se comprarmos na loja deles, eles nos arranjam também o vidro verde maca para a parede?

Para responder algumas das perguntas, resolvemos marcar mais duas visitas (haja teeeeempo) em duas outras lojas: Porta (uma mega loja de móveis e que também revende a marca Nolte) e Siematic revendido pela loja Krüttgen (uma marca de cozinha que volta e meia está em revistas de decoracao - provavelmente beeem mais cara, mas queríamos dar uma checada de qualquer maneira).

Nesse meio tempo, conversei bastante sobre cozinhas com a Bettina, minha colega de trabalho. Ela inclusive nos emprestou o livro Clever Küchen kaufen, que dá dicas de como comprar cozinhas na Alemanha (inclusive sobre a negociacao). E, conversando com ela, perguntei sobre o exaustor: melhor abluft ou umluft? Ela respondeu: melhor abluft - o exaustor é mais silencioso, e dá melhor conta de acabar com o cheiro na cozinha. Mas, vocês tem lareira na sala, nao? Eu disse: sim, e? E ela: lareira é considerado fogo aberto. Se vocês instalarem um exaustor com abluft, vao ter que pôr um sensor na janela que, somente quando essa estiver aberta, vocês podem ligar o exaustor. Eu: o que? Ela: sim, caso contrário, se a lareira estiver acesa, o exaustor é tao potente que pode puxar a fumaca do fogo para o ambiente e intoxicar vocês todos.
Vivendo, aprendendo! Esse pequeno detalhe nenhuma das lojas que nós fomos nos disse, mas perguntando depois para os vendedores, todos concordaram (inclusive dois tinham exaustor com abluft em casa, e passaram pela experiência de ter fumaca em toda a casa por nao terem aberto a janela). Depois de várias confabulacoes, namorido e eu decidimos que vamos instalar o exaustor com abluft (aproveitando que a casa já tem abertura externa para isso) e colocar o sensor na janela. O saco é que o exaustor só funciona se a janela estiver semi-aberta (ou aberta). Por outro lado, se tivéssemos só umluft, teríamos que abrir a janela do mesmo jeito para deixar o cheiro ir embora. Entao, no final das contas, tanto faz :-D Como o abluft é mais silencioso, e tira melhor o cheiro, viva o abluft :-D E outro comentário que nao tinha ficado claro para mim: o exaustor para abluft e umluft é o mesmo. A única diferenca é na hora da montagem, quando se decide qual sistema usar :-)

Na próxima semana, fomos na loja Krüttgen para planejarmos a cozinha Siematic. Uma coisa que eu gostei foi que o planejamento nao é feito na hora (ou seja, nao se gastam 3 horas esperando o vendedor colocar tudo no computador). Nós demos todas as referências do que queríamos, o vendedor anota tudo, e depois com calma ele planeja. O resultado final só veríamos na próxima visita - que já deixamos agendada. Como recomendacao do tampo da cozinha, dessa vez nao foi nem vidro, nem quartz, nem granito: foi cerâmica. Fininho (como queríamos), e aparentemente bem resistente (ele pegou um prego e tentou riscar a cerâmica na nossa frente - nem uma lasquinha). Mas será mesmo? Ok, vamos pesquisar (nessa altura eu já estava odiaaaaaaando tampos de cozinha e suas mil e uma variacoes!). Quanto ao tampo de vidro, ele falou que eles haviam trabalhado com, mas pararam: conforme eles, o tampo de vidro brilhoso, nas áreas em que se trabalha mais, fica opaco com o tempo. E o tampo de vicro opaco fica brilhoso (destoando do resto). Ok, ponto negativo para o tampo de vidro. Quanto a cozinha Siematic, fomos olhar algumas em exposicao na loja. Eu fiquei admirada como as gavetas sao pesadas para se puxar. Eu gosto de tocar na gaveta e ela já abrir. Na Siematic, eu tive que fazer forca para abrí-las. Perguntei para o vendedor: é regulável a quantidade de forca necessária para abrir a gaveta? Resposta: nao, nao é. A qualidade do material da gaveta é superior, mas isso também faz que ela fique mais pesada. OK, entao tá, né (ponto muuuuuito negativo para a Siematic). Além disso, o modelo mais simples da Siematic tem um rodapé mega-super-ultra alto - o que acaba roubando espaco de armário. O modelo S2 tem um rodapé normal mas... é bem mais caro :-)
Na discussao com o vendedor sobre a planta (dessa vez nao mostramos a planta da cozinha Marquardt - queríamos ver com que idéias ele viria), ele nos disse: se voces colocarem uma geladeira sem ser embutida, vai parecer estranho, principalmente se voces fizerem armarios altos. Minha resposta: mas geladeira sozinha, paradona, tem muito mais espaco dentro. Ele: concordo, mas vai ficar um elemento perdido na cozinha de vocês, sem harmonizar com o resto.
Olhei para namorido, namorido olhou para mim. Oh meus céus, o que fazer com a geladeira? Aaaaaaargs! Ok, pedimos para ele planejar com ou sem geladeira embutida :-) Vamos ver como fica semana que vem.

Durante a semana de espera para o planejamento da Siematic, agendamos uma visita para planejarmos a cozinha na loja Porta, e lá fomos nós. O vendedor era super competente, e fez o planejamento mega rápido. Algo que ajudou foi que já tínhamos a planta de como queríamos a cozinha (da loja Marquardt) e todas as referências de eletrodomésticos e afins. Perguntamos se eles trabalhavam com tampo de vidro e a resposta foi que nao: já haviam trabalhado antes, mas deu muito problema, entao pararam (ok, ponto negativo para o tampo de vidro). Escolhemos entao um tampo de quartz novamente. Mesma cozinha: Nolte. Preco? 25% mais caro do que a Maquardt! E isso com desconto! Perguntamos se era possível negociar mais. Sim, sim, mas só com o super-chefe que, nessa semana, estava de férias. E como é a qualidade da cozinha Nolte? Dá para confiar? Sim, sim, dá para confiar. Eles produzem cozinhas desde os anos 70, e em Porta sao os top de linha. Ok, riscamos uma pergunta a menos do nosso checklist :-)
Na loja Porta também é necessário pagar 30% do valor da cozinha adiantado. Mmmm.
Outra coisa que nao gostamos é que eles nao tinham a mesma máquina de lavar louca que na Maquardt. O vendedor disse que essa referência era antiga e nao existia mais. Mentira: pesquisando, vimos que a recomendada pela loja Porta precisava de mais energia e água (e o modelo da Marquardt era mais novo e econômico). Ponto beeeeem negativo para Porta!

No sábado seguinte, voltamos para a loja Krüttgen. O desenho que o vendedor fez ficou super parecido com o da loja Marquardt - entao, nenhuma mudanca radical no design. Mas ficamos convencidos quanto a uma coisa: definitivamente a geladeira precisa ser embutida - oh meus sais, comeca a procura toda novamente (porque a referencia de geladeiras embutidas é diferenca das stand-alone). Quanto ao preco... 100% MAIS CARO do que na Marquardt!!!! O QUE? Mas como o vendedor é bonzinho, e nós temos uma carinha simpática, ele teclou alguns números na calculadora e na hora nos deu um desconto de 30% (sem comentários...). Nessa loja também é necessário pagar 30% do valor da cozinha adiantado. Na primeira visita que fizemos, nao havia ninguém na loja. Na segunda, só um casal. Já pensou se a loja quebra antes de entregarem a cozinha para a gente? Bye-bye 30% do valor da cozinha (o que é um mooooooonte!). Agradecemos e fomos embora.

E qual é o final da história? Compramos, afinal, a cozinha na loja Maquardt :-) O preco era o melhor de todos. O vendedor nao era dos melhores, mas era simpático e esforcado. A cozinha é de boa qualidade, e ficou exatamente como queríamos (pelo menos no papel). Vamos fazer exaustor com abluft (o cara que vai montar a cozinha vai também instalar o sensor na janela). Compramos o fogao de inducao com duas placas. E o tampo vai ser de quartz, fininho. A geladeira? Vai ser embutida. Optamos por um modelo que é geladeira de cima a baixo (com bastante espaco para armazenar garrafas na porta). Como vamos ter uma despensa na casa, o freezer pequeno (que já temos) vai ficar por lá.

Quanto ao vidro na parede, bem... O vendedor da Marquardt contactou uma vidracaria que nos mostrou várias opcoes de vidro. Mas todos brilhantes, e sem a cor verde maca :-D Mmm, o que fazer? Bem, decidimos comprar a cozinha de qualquer maneira (entrega: na terceira semana de julho), e vamos pesquisar o vidro por nossa conta. Se nao acharmos, faremos com o vidraceiro recomendado pela Marquardt mesmo (o tempo de espera para ficar pronto é de 3 a 4 semanas, entao ainda temos tempo para dar mais uma pesquisa). Sim, a novela da cozinha ainda nao terminou. Mas pelo menos agora é só um pequeno detalhe que falta :-D

Saturday, April 16, 2011

Sessao Restaurante: Kollibri

No final de marco, para comemorarmos nosso quinto aniversário de namoro, saímos para jantar no restaurante Kohlibri em Aachen. Ele fica no topo de uma concessionária de carros da BMW, e a vista é muito bonita, principalmente em dias com pôr do sol (o que é uma raridade em Aachen, hehehe).

No topo do prédio, o restaurante Kohlibri

Lá de cima, sentados à mesa, dá para ver loooonge! :-)

Decoracao interna - nós adoramos as lâmpadas, tanto do teto quanto as sobre o bar

Arranjo de rosas flutuantes :-)

Para comecar, paezinhos quentinhos e manteiga...

... com um pequeno amuse-bouche: uma rosa de salmao, com vagens e pinhas

Minha entrada: vieiras e gambas grelhadas com tomatinhos, azeitonas, pinhas, rúcola e páprica amarela grelhada, com um vinagrete de manjericao. Leve e refrescante!
[Gebratene Jakobsmuschel und Gamba mit Gewürztomaten, Oliven, Pinien, Rucola und gegrillter gelber Paprika in Basilikumvinaigrette]

Entrada de namorido: carpaccio e bombom crocante de atum com óleo de gergelim, erva-cidreira, e uma salada de aspargos thai e molhinho de coentro. Ele adorou o carpaccio, mas o bombom crocante de atum estava um pouco pesado (leia-se gorduroso) para combinar com o resto.
[Carpaccio und knusprige Praline vom Thunfisch mit Sesamöl, Zitronenmelisse, einem Salat von Thai Spargel und Korianderdip]

E nós dois escolhemos o mesmo prato principal: medalhao de filé de carne de gado com cenourinhas, aspargos verdes, compota de tomate cereja e nhoque de bärlauch (como é bärlauch em português?). Muito bom :-)
[Rosa gebratenes Rinderfiletmedaillon mit cremigen Frühlingsmorscheln, grünem Spargel,Kirschtomatenkompott und Bärlauchgnocchi]

Como sobremesa, namorido atacou de queijos
[eine Auswahl von französischen Rohmilchkäsen]

E eu fui de doce :-) Espuma de maracujá sobre um bolinho (baumkuchen) com baby-ananás marinado em cidreira, e no topo sorvete de gianduja. Eu acho Baumkuchen normalmente super pesado, mas o que acompanhou a sobremesa nesse caso era pequeninho, além do creme de maracujá acrescentar um azedinho super gostoso ao prato: delicioso!
[Passionsfruchtschaum auf Baumkuchen mit marinierter Babyananas im Zitronengrassud und Giandujaeis]

Para encerrar, cafezinho (com vários tipos de acucar a escolha - apesar que eu tomo meu café sempre puro, sem nada)...

... e pralines (com direito a um configurado com o logotipo do restaurante :-) ).