Tuesday, January 31, 2012

Tá friiiio!!!

Quatro graus negativos hoje de manha. Friiiio, muito frio!

O engracado eh que Aachen está toda branquinha, com bastante neve, e em Düsseldorf (onde eu trabalho), que fica a 100km de distância, nadica da neve aparecer! Engracado que a paisagem possa mudar tanto entre 100km de distância!

Aachen - nosso jardim hoje pela tardinha

Frio, mas com sol!

E, dentro de casa, Pink sabe o que é bom - nada com o calor de um foguinho :-)

Wednesday, January 18, 2012

Minha Vida com Gatos - Capítulo 1

Eu nunca fui muito fa de gatos. Na verdade, eu adoro cachorros, mas gatos eu sempre tive um pouco de medo. Há alguns anos atrás, um amigo meu em Düsseldorf me pediu para cuidar dos gatos deles. Lá fui eu na minha missao - que incluía dormir na casa dele e da esposa, para que os gatos nao se sentissem muito sozinhos. Depois de 10 minutos na cama, abro os olhos e 'AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH' - um dos gatos estava do meu lado, focinho grudado no meu nariz, me olhando bem de pertinho. Quase tive um chilique, e o gato também :-D Fui dormir na minha casa naquela noite, e só voltei no dia seguinte para dar comida e brincar com eles.

Eu nunca imaginei viver junto com um gato. Ou gatos. Mas namorido adora gatos. E como eu adoro namorido, e meu desapego a gatos é bem, bem menor do que a vontade que ele tinha de ter gatos novamente, ficou decidido: em algum lugar no futuro, adotaremos gatos para viver com a gente.

No apartamento em que morávamos juntos, nao era permitido ter animais de estimacao. Entao, assunto encerrado. Até que nos mudamos para a nossa casa no ano passado. Assunto aberto novamente :-D

Depois de muita conversa, decidimos que iríamos adotar dois gatinhos. Cachorro, nao. Eu adoro. Mas nao teria paciência de sair para passear com ele todos os dias. Quanto aos gatinhos, decidimos adotar eles ainda pequenos. Para eu me acostumar com eles, e principalmente, para eles se acostumarem comigo :-D

Em novembro contactamos o Tierheim (= abrigo de animais) de Aachen para ver se havia gatinhos abandonados que estivessem procurando um lar. Os gatinhos pequenos ficam todos sob cuidado do Sr.Josef - no site dele, é possível acompanhar os bichanos que estao procurando uma nova casa. Havia gatinhos abandonados disponíveis para adoçao, mas decidimos esperar até retornarmos da nossa viagem a Barcelona no Natal. Entao ficou combinado com o Sr.Josef - quando voltarmos, ligamos e vemos se ainda há gatinhos (conforme o Sr.Josef, gatinhos abandonados há o ano inteiro).
Dia 28 de dezembro, um dia antes de voltarmos para Aachen, já ligamos para o Sr.Josef. E nada de gatinhos abandonados. O que é uma ótima notícia para o mundo felino de Aachen. Mas que nos deixou tristes - nao há nenhum gatinho abandonado precisando de nossos cuidados? Como assim? Com tanto gatinho abandonado por esse mundo afora, se eu puder escolher, definitivamente prefiro adotar do que comprar!

Conversando com colegas meus de trabalho, um deles deu a dica de olhar no jornal. Lá vimos um anúncio sobre um site com gatinhos para serem adotados (a instituicao se chama Pfoetchenhilfe, e fica em Aachen). Perguntei para um outro colega meu de trabalho, cuja esposa trabalha com Tierheims, para saber se a instituiçao era séria (vai saber...). Sim, é séria e faz um ótimo trabalho. Entao namorido e eu acessamos o site e demos uma olhada. Adoramos um casal de gatinhos, mas nao fomos aprovados como pais adotivos: os gatinhos precisavam de um jardim cercado, sem uma estrada movimentada por perto. Apesar da estrada perto da nossa casa nao ser movimentada, ela é perigosa, pois os carros que vem nao passam devagarinho. Entao, sinal negativo, ia ser muito perigoso para os gatinhos que escolhemos.
Conversando com a coordenadora da instituicao, ela nos indicou dois outros gatinhos. De 4 meses. Que quase morreram de fome (literalmente) numa fazenda, e foram achados. Foram cuidados por uma veterinária por vários dias, pendendo entre a vida e a morte. Ambos tiveram Katzenschnupfen (gripe de gato?) que nao foi tratada a tempo e acabou afetando o olho esquerdo de ambos. Um tem o olho bem opaco (mas ainda enxerga com ele) e no outro o olho está um pouco melhor, mas também se vê que há seqüelas. Decidimos visitá-los (eles estavam sob os cuidados de um casal até serem adotados), e conseguimos marcar uma visita para o mesmo dia. E lá fomos nós. E quando chegamos, e o casal deu um gatinho para cada um de nós segurar no colo, foi amor a primeira vista :-D
E tudo isso aconteceu numa quinta. E no sábado eles já vieram para a nossa casa. Onde estao felizes, contentes e pululantes :-)

Pink na frente...

... e Floyd dormindo atrás.

Olá, bichanos! Pink é o da esquerda, Floyd o da direita :-)

Essa quinta vai ser a primeira visita deles ao veterinário (pertinho de casa). Eles já tomaram as duas doses de vacinas, tem o chip de identificacao implantado (que eu conto outra hora) e já estao castrados. Mas queremos nos certificar que está tudo bem com eles, e se há algo que ainda precise ser feito ou tratado.

Se eu já virei uma apaixonada por gatos depois desses 10 dias de vida em comum com eles? Nao. Mas estou aprendendo bastante, sobre eles, com eles :-) Curtindo conhecer a personalidade de cada um (sim, eles sao bem diferentes). E é muito querido quando eles vêm no sofá, deitam encostadinho a gente, e comecam a ronronar - muito, muito fofo :-D

Monday, January 16, 2012

Pink Floyd Live

Pink e Floyd, os novos moradores Chez Joaninha Bacana :-)

Sunday, January 15, 2012

Book Session (audio): Ich Bin Dann Mal Weg


Ich Bin Dann Mal Weg
Hape Kerkeling
[Foto: Amazon]

Ganhei o audio book de uma amiga, e dei boas gargalhadas com ele (principalmente nos dias de grande engarrafamento - ótimo para aliviar o stress). Ele (um famoso comediante alemao) decide fazer o caminho de Santiago (sem nunca ter feito grandes caminhadas na vida antes). O audio book é lido por ele mesmo :-D Adorei!

Saturday, January 14, 2012

No Aviao...

...na volta para casa, lanchinho no vôo da Lufthansa (aliás, os avioes foram remodelados internamente e o espaco 'poltronal' está maior, mais confortável!)

Wrap de galinha (eu nao gostei)

Mas o detalhe engracado: 'Freshly baked by StarFood'. Production date: 17.10.2011 (recebemos no nosso vôo em 28.12). E a pergunta que nao quer calar: Freshly back? Ah tá!

Friday, January 13, 2012

Dando um Pulo na Espanha Durante o Natal - Última Parte

Depois de três horas caminhando pelo MNAC, almoçamos por lá mesmo, no restaurante Òleum - com uma belíssima vista da cidade de Barcelona aos nossos pés :-D Reservas sao necessárias, mas como nós nao sabíamos antes, acabamos fazendo a reserva uma hora antes do almoço mesmo - e funcionou :-)

Entrada do restaurante, no segundo andar do MNAC

O teto é coberto de espelhos...

... e reflete parte do ambiente no teto :-)

A vista...

... da nossa mesa.

Minha entrada: nhoques de abóbora. Estavam mega deliciosos![Pumpking and parmesan gnocchi: red chard sautéed, Iberian ham shavings and fig sauce]

Prato principal: filé de vitela com óleo de trufas (apesar que eu nao senti muito o gosto das trufas - de qualquer maneira, o filé estava uma delícia!), batatas e uma verdurinha que eu nao consegui identificar o que era
[Veal fillet with truffle oil]

E eu ainda tive espaco para a sobremesa: sorvete (nao consegui identificar de que era, mas estava delicioso) com uma torta quente de manga! Adorei a idéia!
[Tatin de mango]


Nao pagamos mais caro que se tivéssemos comido em algum restaurante do centro da cidade (talvez por termos ido no horário de almoco) e, com essa vista, valeu realmente a pena!

Wednesday, January 11, 2012

Dando um Pulo na Espanha Durante o Natal - parte III

Há dois anos atrás já havíamos tentado visitar o MNAC, mas nao nos demos conta que ele fica fechado nas segundas-feiras. Dessa vez, deu certo - fomos dia 27, e a visita foi ótima, com o museu quase vazio (provavelmente devido aos feriados natalinos).
Dica: no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. E pessoas acima de 65 anos nao pagam - minha sogra fez 65 agora em dezembro, e quase nos esquecemos de pedir isencao do ticket para ela :-) .
O MNAC tem como sede o Palau Nacional, um prédio de 1929 construído para a International Exhibition. O prédio fica na montanha de Montjuïc, com uma linda vista da cidade de Barcelona.

Caminhando para a entrada do museu

MNAC - Museu Nacional d'Art de Catalunya

Só a vista lá de cima já vale a pena!

O museu se divide em arte românica, gótica, renascença, arte moderna, fotografia e numismática (moedas e medalhas). Nós decidimos fazer uma programacao leve, e olhar só duas alas do museu - arte românica e arte moderna. Vamos ter que voltar em 2012 para ver o resto :-D

A ala de arte românica é considerada como uma das mais antigas e completas coleçoes do mundo. Entao começamos por ela (e, sim, como vocês podem ver pelas fotos, é permitido fotografar dentro do museu, desde que nao seja utilizado flash).

Apse of Santa maria d'Àneu, 1090-1120
O interessante é que os murais e pinturas foram tirados dos lugares originais...

... mas colocados em construcoes que imitam o lugar onde estavam originalmente. Super bem feito :-)

Para a época, cores...

... e desenhos impressionantes (Central Apse from Sant Climent in Taüll, cerca 1123!!!)

Adorei as sombras desse conjunto :-)


Saindo da ala românica, fomos para a ala de arte moderna (eu queria ver a estátua 'Desconsol' de Josep Llimona e móveis do Gaudi que estavam expostos).

O segundo andar - o prédio do MNAC é, por si só...

... uma verdadeira obra de arte!

Somni - Joan Brull, 1905
Adorei esse quadro!

Perseguint la Illusió - Miquel Blay, 1902
E gostei da combinacao preto/branco dessa estátua

Paisatge - Modest Urgell, 1885-1895
Gostei das cores :-)

Dentro das duas alas de arte moderna, olhando para cima, é possível também admirar as lindas cúpulas do prédio do museu

Sant Pau (em catalao, Pau é equivalente ao nome Paulo) - Diego Velázquez, 1619

Desconsol - Josep Llimona, 1907
Adorei essa estátua...

... e essa também!

Na segunda ala de Arte Moderna, há também móveis (adoro ver móveis antigos em museus).
The Modernista Private Space - Lléo Morera House

Detalhe do trabalho de madeira sobre o sofá


Cadira de la Casa Calvet - Antoni Gaudí, 1900-1901


Confidant from the Batlló House, 1907 - Antoni Gaudí
Essa é muito legal :-)


Paviment - Antoni Gaudí
Se você estiver passeando por Barcelona, nao se esqueca de olhar para o chao. Em alguns lugares da cidade, há ainda esse piso, concebido pelo próprio Gaudí.

E mais quadros! Esse é a Gitana de perfil - Isidre Nonell, 1902

El roc de l'estany - Joaquim Mir, 1903
A foto nao faz justiça ao quadro, que tinha cores lindas

Nena (Retrat de Conchita), Ángeles Santos, 1929

Retrat de Joan Maria Torres - Salvador Dalí, 1921

Portrait of my father - Salvador Dalí, 1925
O quadro é maior, mas eu dei um close no rosto do pai do Dalí

La galeria - Feliu Elias, 1928
O prato na parede, do lado esquerdo, dava uma sensacao incrível de tridimensional. Na minha foto nao dá o mesmo efeito que ao vivo

Collage-peinture - Joan Miró, 1934

Naixement d'una deessa - Salvador Dalí, 1960

E agora o quadro inteiro :-)

Gran ballarina - Pau Gargallo, 1929
Adorei, adorei!!! Estátua feita em ferro

Cap cridant - Juli González, 1936-1939
Achei esse engracado :-)

El port de Barcelona - Eliseu Meifrèn, 1889

Minhas fotos sao só uma pequeníssima-micro amostra das inúmeras pinturas, estátuas, móveis e afins da ala românica e arte moderna. Deu gostinho de quero mais, mas as outras alas ficaram para um próximo dia :-)
Depois de 3 horas caminhando no museu, decidimos almoçar por lá mesmo. Mas isso eu conto no próximo post.