Saturday, December 3, 2016

Passeando por Rheinland-Pfalz: Worms

De Dürkheimer, fomos em direcao a Worms - uma das cidades mais antigas da Alemanha. Mas nao sei se por causa do tempo (estava um chuvisco chato) ou pelo movimento (como todo sábado de manha, um verdadeiro desafio para achar lugar para estacionar), achamos o centro da cidade meio sem charme.
Caminhando a pé em direcao ao centro, uma linda porta de madeira entalhada.

Ao longe, uma das torres da Catedral St.Peter. A igreja foi construída entre 1171 e 1230!

Gárgulas na janela, apreciando o movimento :-)

Em uma das portas laterais, um...

... rei (ou bispo?) estilizado.

O interior da imponente catedral.

Indo de volta ao carro, passamos pelo Lutherplatz, onde se encontra o Monumento a Martin Luther (ou Lutherdenkmal). 

Eu confesso que nao tinha idéia da associacao entre Martin Luther e Worms. Mas, como Joaninha Bacana também é cultura, aqui vai a explicacao porque há um monumento (aliás, o segundo maior monumento do mundo em relacao a Martin Luther e a Reforma Protestante) em Worms: em 1521, aconteceu o Reichstag zu Worms (ou Dieta de Worms). A Dieta de Worms foi uma reuniao de cúpula política e religiosa, chefiada pelo imperador Carlos V, que, entre outras medidas, ordenou que Martin Luther renunciasse as suas 95 teses publicadas em Wittenberg. Ele nao renunciou, mas defendeu as teses, e foi considerado herege.

Antes de deixarmos Worms, queríamos ainda conhecer o Heiliger Sand - cemitério judaico mais antigo da Europa, com lápides dos séculos 11 e 12. Porém, quando chegamos lá, os portoes estavam fechados (e só conseguimos tirar duas fotos por cima do muro): nao nos lembramos que...

... o sábado é o Shabat, ou dia do descanso judaico.

1 comment:

christian werner said...

Tive a mesma impressão de Worms, e foi num dia bonito de verão. A impressão que tive foi de uma cidade pobre e decadente (para os padrões alemães, claro). Sobre Luther: provavelmente vimos tudo isso com o pai quando tínhamos 13 ou 14 anos, ou seja, no seu caso, há quase 30 anos... É muito tempo pra qualquer memória!