Sunday, September 3, 2017

Visitando o Memorial Museum Passchendaele 1917, em Zonnebeke - Parte I

No nosso segundo dia de férias, fomos até Zonnebeke (50 minutos de carro de De Haan), para visitar o Memorial Museum Passchendaele 1917
O Museu é um verdadeiro mergulho na história mundial, contando sobre a Primeira Guerra Mundial e enfatizando a Batalha de Paschendale (ou Terceira Batalha de Ypres), que aconteceu entre 31 de julho e 10 de novembro de 1917, e matou 450.000 homens :-O
Nós ficamos impressionados como o museu é bem feito: além de vitrines, murais e vídeos (com documentários de veteramos - é de ficar arrepiado!), há também um andar do museu que simula um dugout (abrigo subterrâneo formado por diversos corredores estreitos). Nos jardins do museu, há uma trilha passando por diversos tipos de trincheiras e abrigos. 


 O Memorial Museum Passchenadaele 1917 fica num...

 ... antigo casarao à beira de...

... um lago - vista da janela do terceiro andar.

 Antigos uniformes...
 ... militares: de diferentes classes hierárquicas e...

 ... diferentes nacionalidades. Algo que eu nao sabia é que na Primeira Guerra Mundial, além de soldados belgas, alemaes, franceses e ingleses, havia também soldados da Austrália, da Nova Zelândia, da África do Sul e do Canadá (todos membros do Império Britânico).

Uniforme de um zuavo - soldados de Infantaria da Argélia, ao servico do Exército Francês. O uniforme possuía as cores da bandeira francesa, mas nao se mostrou adequado para o frio do inverno europeu.

 Cada soldado tinha um kit pessoal. Dependendo do posto hierárquico, o kit possuía outros elementos. Esse é de um soldado alemao e...

... esse é de um soldado do Private Black Watch (Royal Highlander), do Império Britânico - incluindo até talco antiséptico para o pé.

Os diferentes tipos de gás (é possível dar uma cheirada para sentir o odor) e...

 ... os diferentes tipos de máscaras.

 Utensílios médicos.

Apelo do Governo Inglês para o alistamento de mulheres nos trabalhos agrícolas. O que eu achei estranho é que elas precisavam pagar, elas mesmas, por treinamentos de 4 a 6 semanas para poderem se alistar - somente uma pequena percentagem dos treinamentos era dada de graca.
Cenário de uma trincheira (com sons de tiros e luzes simulando bombardeios).

Capacete de protecao contra artilharia - do exército belga.

No comments: